História, perguntado por camila3325, 1 ano atrás

fazer uma resenha crítica sobre a democracia alguém pode me ajudar??​

Soluções para a tarefa

Respondido por gsa88146
4

Resposta:

Democracia é uma categoria central para o direito, a política, a filosofia, enfim, para a vida, para a sociedade, para a vida em sociedade. Há muito a dizer, afinal, desde os antigos essa é uma especulação e uma experiência sobre a qual se fala, se discute, se delibera, se constrói concepções. Este não é ou pretende ser um artigo compreensivo sobre a “evolução” do sentido de democracia ao longo do tempo no ocidente. Aliás, lugar comum nos trabalhos acadêmicos é justamente a tal “evolução histórica” da democracia ao que, sempre que posso, educadamente digo, por favor, não. O que quero explorar é o vínculo entre democracia e crise ou precisamente a ideia de que democracia, em certo sentido (o que mais me atrai) é crise.

Não por acaso, crise e crítica têm na sua origem a palavra grega krinein que significa tanto distinguir, separar, quanto julgar, decidir. Ser crítico é internalizar o sentido de crise não só teórica, mas praticamente e, assim, a democracia deve ser enfrentada como algo que se constitui na e com a crise e empreende um permanente julgar ou decidir ou discernir.

ermanente julgar ou decidir ou discernir.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas deduz ou é levada a deduzir os tempos de crise são próprios de regimes políticos em que podemos ver e rever nossas escolhas, nossas posições, conforme procedimentos sobre e a partir dos quais deliberamos para, assim, decidir sobre o que nos afeta. Em regimes políticos não democráticos a regra é exatamente oposta, isto é, não escolhemos, não nos posicionamos, não há procedimentos a partir dos quais deliberamos, ou seja, é um tempo e espaço no qual reina a paz dos cemitérios

Perguntas interessantes