Fazer pesquisa de aproximadamente 15 linhas ( cada pesquisa) sobre os temas abaixo: ANEMIA e HEMOFILIA
Soluções para a tarefa
Anemia:
A anemia é uma condição caracterizada pela queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue. Isso pode ocorrer pela carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro (de longe o mais comum), zinco, vitamina B12 e proteínas. Também pode ser consequência da perda de sangue ou de diferentes doenças ou condições adquiridas ou hereditárias.
Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, têm a nobre função de transportar oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. Daí que, com pouca hemoglobina, todo o organismo fica deficitário, embora o sofrimento seja mais pronunciado para músculos, coração e sistema nervoso central.
Tipos de anemia: Anemias por carências nutricionais (ferropriva e megaloblástica)- causada pela deficiência de ferro e vitamina B12, respectivamente.
Anemia provocada por perdas sanguíneas: O quadro é provocado pela perda crônica ou aguda de sangue.
Anemia provocada por doenças (falciforme e talassemia) causadas por mudança no formato das células vermelhas e produção diminuída de um tipo de cadeia que forma a molécula de hemoglobina, respectivamente.
Hemofilia:
A Hemofilia A é um distúrbio de coagulação grave e na maioria das vezes, hereditário, no qual o sangue do indivíduo não coagula adequadamente, podendo levar a um sangramento sem controle, que pode ser ocasionado até espontaneamente ou por um pequeno trauma. Embora a pessoa com hemofilia possa não sangrar mais nem mais rápido que alguém sem hemofilia, ela sangra por um período mais prolongado e os sangramentos recorrentes podem levar a um comprometimento significativo, especialmente das articulações.
Dada a natureza hereditária da hemofilia, a doença geralmente é diagnosticada no paciente muito jovem. Os sinais e sintomas podem incluir: Equimoses , Sangramento em músculos e articulações , Sangramento espontâneo e Sangramento prolongado após um pequeno trauma ou cirurgia.
A reposição do Fator VIII, seja recombinante (produzido por engenharia genética) ou derivado de plasma, é a base do tratamento da hemofilia A.