Geografia, perguntado por giuliaKookie4864, 11 meses atrás

(FATEC 2017 ) Leia o texto publicitário no jornal eletrônico Observador On Time, de Portugal, em 19 de janeiro de 2017, que apresenta as ideias de Helena Garrido. “O mundo está mudando e não sabemos bem como. Enquanto a China se mostra como uma grande defensora da globalização, os Estados Unidos e o Reino Unido querem destruir esse processo. O presidente chinês Xi Jinping defendeu explicitamente a globalização, considerando que os problemas que o mundo hoje enfrenta são o resultado de má governança e não da liberdade de circulação de pessoas, capital, mercadoria e serviços.” Acesso em: 25.01.2017. Adaptado. Esse texto expõe uma contradição que é a) o fato de o governo comunista chinês defender um processo tipicamente capitalista, enquanto países capitalistas, como Estados Unidos e Reino Unido, estão se retirando de blocos econômicos. b) o fim dos blocos econômicos clássicos, como a União Europeia, o MERCOSUL e o NAFTA, e o surgimento de outro tipo de bloco econômico, baseado no Índice de GINI dos países membros. c) a saída do Reino Unido da União Europeia e a entrada desse Reino na Parceria Transpacífico, comandada pela China comunista e pela Rússia, presidida por Wladimir Putin. d) a adoção do capitalismo pelo governo chinês, ao abraçar ao livre mercado, e a adesão do governo estadunidense ao comunismo, por intermédio da eleição de Donald Trump. e) a insistência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defender a formação de um bloco econômico com a China, um país comunista, que rechaça tal ideia estadunidense.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
11
a) o fato de o governo comunista chinês defender um processo tipicamente capitalista, enquanto países capitalistas, como Estados Unidos e Reino Unido, estão se retirando de blocos econômicos. Correto: Um governo Comunista tem como particularidades ter um política mais protecionista, onde o mercado interno é mais fechado e não há muita abertura externa, enquanto que o capitalista é o extremo oposto,mas segundo o texto os países estão tomando medidas que contradizem as suas políticas atuais.

b) o fim dos blocos econômicos clássicos, como a União Europeia, o MERCOSUL e o NAFTA, e o surgimento de outro tipo de bloco econômico, baseado no Índice de GINI dos países membros. Incorreto: 
Esta afirmação não apresenta nenhuma contradição com o texto apresentado, afinal o Estados Unido e o Reino Unido já confirmaram suas saídas de blocos econômicos importantes como o NAFTA e a União Europeia. Mas não podemos dizer que estes blocos citados na alternativa estão extintos.

c) a saída do Reino Unido da União Europeia e a entrada desse Reino na Parceria Transpacífico, comandada pela China comunista e pela Rússia, presidida por Wladimir Putin. Incorreto: O Reino Unido realmente saiu da União Europeia no acontecimento que ficou conhecido como Bretix, porém não podemos afirmar nenhuma aliança entre a Inglaterra a Rússia e a China.

d) a adoção do capitalismo pelo governo chinês, ao abraçar ao livre mercado, e a adesão do governo estadunidense ao comunismo, por intermédio da eleição de Donald Trump. Incorreto: O governo Chinês não adotou o capitalismo, eles continuam sendo uma República Popular Comunista, apesar de ter apresentado nos últimos anos uma política mais aberta ao mercado externo. O Estados Unidos também não adotou ao Comunismo.

e) a insistência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defender a formação de um bloco econômico com a China, um país comunista, que rechaça tal ideia estadunidense. Incorreto: Os Estados Unidos defendem uma aliança com a China, mas exigem diversas condições da República Popular da China, a relação entre os dois países é bem tensa.

Resposta correta: Letra a.
Respondido por meulaso
0

Resposta:

o fato de o governo comunista chinês defender um processo tipicamente capitalista, enquanto países capitalistas, como Estados Unidos e Reino Unido, estão se retirando de blocos econômicos.

Explicação:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresenta características de extrema direita nacionalista, como viés crítico da globalização e do livre comércio. Entre as medidas polêmicas, estão a saída dos EUA do Tratado Transpacífico, as críticas ao NAFTA (área de livre comércio com Canadá e México) e o protecionismo contra a importação de aço e alumínio. Já a China, governada por Xi Jinping, do Partido Comunista Chinês, potência socialista com abertura para o capitalismo, defende a globalização e o comércio internacional, uma vez que as exportações de produtos industrializados são o motor do crescimento do PIB chinês nas últimas décadas.

Perguntas interessantes