Português, perguntado por GicaJulia, 1 ano atrás

Fale sobre a obre: Memorial de Aires.

Soluções para a tarefa

Respondido por liviasimas088
5
Memorial de Aires é considerada uma obra de caráter autobiográfico, pois nota-se uma relação entre o romance e a velhice do escritor. Sem apresentar um enredo único, a história é dividida em diversas entradas de uma espécie de diário, apresentando anedotas e episódios que se permeiam ao longo dos capítulos.
Respondido por Victóriaaahh
6
Memorial de Aires – Resumo

O enredo é um diário narrado pelo personagem Conselheiro Aires sobre dois anos de sua vida como um diplomata aposentado sexagenário vivendo no Rio de Janeiro, entre os anos de 1888 e 1889. Aires é engenhoso no seu narrar e, geralmente, confunde e engana os leitores com observações perspicazes.

O Conselheiro fala sobre pessoas que conheceu, sobre livros e leituras que fizera em seu tempo de diplomata e reflete sobre acontecimentos políticos anteriores.

Relata sobre seu interesse, provavelmente amoroso, pela jovem viúva Fidélia, protegida pelo casal Aguiar e Dona Carmo, já velhos e sem filhos, e sobre a tristeza que os mesmos sentiram ao ver Tristão, um jovem rapaz considerado com um filho, viajar para Europa para estudar medicina e seu retorno, quando este decide casar-se com Fidélia, e a leva para a Europa.


Perguntas interessantes