Português, perguntado por xaviererick, 1 ano atrás

10 perguntas sobre classisismo, com respostas

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Respondido por luzinariamendes
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1-São os principais representantes, na literatura portuguesa, do Classicismo:

a) Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Padre José de Anchieta e Almeida Garret.

b) Luiz de Camões, Gregório de Matos, Augusto dos Anjos e Antero de Quental.

c) Luiz de Camões, Sá de Miranda, Antônio Ferreira e Bernardim Ribeiro.

d) Almeida Garret, Florbela Espanca, Eça de Queiroz e Antônio Ferreira.

RESPOSTA C

2- O Classicismo propriamente dito, tem por limites cronológicos, em Portugal, as datas de:

a) 1500 e 1601.
b) 1434 e 1516.
c) 1502 e 1578.
d) 1527 e 1580.
e) 1198 e 1434.

RESPOSTA D

3-Assinale a incorreta sobre Camões:

a) Sua obra compreende os gêneros épico, lírico e dramático.
b) A lírica de Camões permaneceu praticamente inédita. Sua primeira compilação e póstumas, datada de 1595, e organizada sob o título de As Rimas de Luis de Camões, por Fernão Rodrigues Lobo Soropita.
c) Sua lírica compõe-se exclusivamente de redondilhas e sonetos.
d) Apesar de localizada no período clássico-renascentista, a obra de citações barrocas.
e) Representa a amadurecimento de língua portuguesa, sua estabilização e a maior manifestação de sua excelência literária.

RESPOSTA C

4-

O Classicismo é a face literária do Renascimento, movimento de renovação científica, artística e cultural que marcou o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna na Europa. Teve início em 1527, e suas principais características foram o culto aos valores universais – o Belo, o Bem, a Verdade e a Perfeição – e a preocupação com a forma. Tais valores aproximaram o Classicismo de duas escolas posteriores. São elas:

a) Barroco e Simbolismo;

b) Arcadismo e Parnasianismo;

c) Romantismo e Modernismo;

d) Trovadorismo e Humanismo;

e) Realismo e Naturalismo.

RESPOSTA B

5-

Leia o soneto de Luís Vaz de Camões para responder à questão:

Alma minha gentil, que te partiste

Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste.

Se lá no assento etéreo, onde subiste,
Memória desta sida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
Alguma cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cd me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou.

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"

No poema de Camões, podemos perceber algumas características do Classicismo. São elas:

a) equilíbrio entre os transes existenciais do poeta com a disciplina clássica: emoção e razão, expressão pessoal e imitação são concebidas por meio de uma dicção sóbria, contida, mas nem por isso menos comovente. No poema também podemos perceber que, embora o homem sempre queira atingir o ideal e a perfeição, ele sempre encontra em seu caminho a restrição imposta pela própria condição humana.

b) o assunto principal do poema é o sofrimento amoroso do eu lírico perante uma mulher idealizada e distante. Há uma ambientação aristocrática da corte e uma forte influência provençal na lírica camoniana.

c) predomínio da musicalidade e grande influência da tradição oral ibérica. O assunto principal do poema é o lamento da moça cujo namorado partiu. Os paralelismos semânticos, o refrão, reiterações e estribilho estão presentes em seus versos: esses elementos tinham como finalidade facilitar a memorização do texto para que ele fosse cantado.

d) O poema de Camões é marcado por uma linguagem rebuscada, permeada por figuras de linguagem de difícil compreensão. Seu tema principal é a luta entre classes sociais e as crises religiosas.

RESPOSTA A







Respondido por DanielAllisongb
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Introdução 273

Capítulo 9 - Os autores referidos

1. A estante portuguesa da biblioteca de Machado 277

2. Notas de leitura 280

3. Autores portugueses nos textos machadianos: um rápido inventário 281

Capítulo 10 - Por que ler os clássicos?

1. Preservando/renovando o patrimônio: os “clássicos da língua” 289

2. No pregão da bolsa de valores literários 291

3. Ostentando insígnias 293

4. Patrimônio e proprietários 299

Capítulo 11 - Entre os clássicos renascentistas

1. “Com mão noturna e diurna”: Machado e o magistério horaciano de Antônio

Ferreira

303

2. “Emendando” clássicos: Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda e João de Barros 310

Capítulo 12 - Machado de Assis e Luís de Camões

1. Um autor de cabeceira 321

2. Reminiscências biográficas 324

3. Camões e a Bíblia: um índice de canonicidade 335

Capítulo 13 - Machado leitor de Os lusíadas

1. Os excursos do poeta 337

2. Adamastor 356

3. O cendal de Vênus 367

4. A Ilha dos Amores 370

5. No porto da ínclita Ulisséia 375

6. Outras reminiscências lusíadas 380

Capítulo 14 - Machado de Assis e Almeida Garrett

1. Por ocasião do centenário de Garrett 385

2. Dos primeiros poemas ao ano derradeiro: Garrett ao longo dos anos 389

3. O Tejo e o Amazonas: na confluência das águas 396

Capítulo 15 - Machado leitor de Viagens na minha terra

1. Uma linhagem narrativa em comum

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