Falar do educando da EJA é falar de problemas que afligem a realidade social e da forma como eles vêm sendo constituídos pelos modelos econômicos vigentes. “É ainda falar da existência de jovens e adultos subescolarizados, é falar da exclusão daqueles que ainda não têm acesso à escola pública, é falar da evasão e do fracasso escolar” (ARROYO, 2001, p. 15). No Brasil, o perfil dessa população está diretamente relacionado a outros problemas sociais graves que são:
Soluções para a tarefa
O perfil do educando da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está diretamente associado às mazelas provocadas pela má gestão do poder público e das estruturas sociais estabelecidas, tais como:
- A má distribuição de renda: é o princípio da desigualdade social.
- A falta de empregos formais: um dos responsáveis pela evasão escolar do ensino regular.
- A desvalorização do trabalho: exige maior tempo de trabalho para o mínimo de dignidade.
(Alternativa A)
Os educandos da EJA
A EJA é uma modalidade de ensino que garante aos jovens e adultos o acesso à educação. Assim, o público da EJA são esses cidadãos que, por motivos quaisquer, não acompanharam o ensino regular, que estabelece uma faixa etária equivalente à série em curso.
Uma das problemáticas que englobam a Educação de Jovens e Adultos diz respeito aos educandos do programa, seus contextos e realidades sociais, assim como, as negligências do poder público para com a população menos favorecidas.
Aprenda mais sobre Educação de Jovens e Adultos em: https://brainly.com.br/tarefa/7606239
#SPJ1
Resposta:
Letra A
Explicação:
A má distribuição de renda, a falta de empregabilidade, entre outros fatores agravantes.