Saúde, perguntado por jsnoajegrlevj178, 1 mês atrás

(FACISA 2017/2 - Adaptada) A esteatose hepática, também chamada de "fígado gorduroso", é caracterizada pelo acúmulo de gordura no interior das células do órgão. O problema é relativamente comum e atinge cerca de 30% da população, sendo que metade desses casos pode evoluir para quadros graves. Isso porque quando o aumento da gordura ocorre de maneira constante por tempo prolongado pode trazer diversos danos à saúde. Sobre o estudo anatomopatológico de uma lâmina com corte de fígado com esteatose, é INCORRETO afirmar que

Soluções para a tarefa

Respondido por gaabisilveira5
0

Em relação a esteatose hepática, também chamada de "fígado gorduroso", sobre o estudo anatomopatológico de uma lâmina com um corte de fígado com esteatose, é incorreto afirmar que haverá uma massa sanguínea obstruindo a luz do vaso. Portanto, alternativa D.

O que é esteatose hepática?

Esteatose é um termo utilizado que significa o acúmulo anormal de gordura em um tecido ou órgão, portanto, a esteatose hepática é o acúmulo de gordura no fígado. Uma das principais causas são os distúrbios metabólicos, onde ocorre o excesso de circulação de gorduras no sangue que resultam em um excesso de gordura no fígado, esses distúrbios podem ser por exemplo, obesidade, diabetes, etc.

No caso da questão apresentada, a luz dos vasos não estarão obstruídas e sim os ductos hepáticos, e caso a esteatose hepática seja muito grave, também pode causar a obstrução do ducto biliar. Além disso, os hepatócitos ficarão arredondados, com aspecto de adipócito.

Complemento da questão:

A. haverá arquitetura lobular hepática alterada por vacuolização.

B. Os hepatócitos estarão aumentados de volume, arredondados, com vacúolos citoplasmáticos.

C. Os hepatócitos estarão com aspecto de adipócitos.

D. Haverá uma massa sanguínea obstruindo a luz do vaso.

E. Os núcleos celulares estarão na periferia.

Entenda mais sobre esteatose hepática aqui: https://brainly.com.br/tarefa/50836320

#SPJ4

Perguntas interessantes