Faça uma redação dissertativa, sobre o filme Lincoln.
Mínimo 30 linhas.
ME AJUDA POR FAVORRR
Soluções para a tarefa
O filme “Lincoln” retrata a figura de Lincoln, um dos presidentes dos Estados Unidos onde o povo manteve grande simpatia, uma vez que, tornou-se uma figura que se destacou na história dos EUA por ter abolido a escravidão e ter dado a liberdade e a cidadania aos descendentes das populações imigrantes de origem africana, ou seja, a população negra, mais conhecida nos como a população afro-americana.
Lincoln foi também um dos fundadores do Partido Republicano, que era, pelo contrário, um partido federalista, que considerou o governo federal como avalista dos Direitos Humanos. E entre eles, a emancipação dos escravos, tema central desse filme. Assim, sua intenção era terminar com a escravidão, ou seja, proporcionar a essas pessoas negras o direito de ser um trabalhador e, sobretudo, dono de seu próprio trabalho. Portanto, o direito de emancipação dos escravos os transformava em pessoas livres assalariadas, unidas – segundo ele – em laços fraternais com os outros membros da classe trabalhadora, independentemente da cor da pele. Suas demandas de que o escravo deixasse de sê-lo e de que o trabalhador – tanto branco como negro – fosse o dono não só de seu trabalho, mas também do produto de seu trabalho, eram igualmente revolucionárias.
Contudo, Lincoln visava que a abolição da escravidão possibilitasse não só a liberação da população negra, mas de todo o mundo do trabalho, beneficiando também a classe trabalhadora branca, cujo racismo ele via que ia contra seus próprios interesses.
Nota-se que esse povo - escravo era totalmente submetido a práticas violadoras do princípio da dignidade da pessoa humana, onde a sua utilização era forçosa, em desacordo com o direito de liberdade de locomoção dos sujeitos.
O filme Lincoln, de Steven Spielberg, trata desta tensão própria da política, com raro brilhantismo, para dizer o mínimo. Além da atuação de Daniel Day-Lewis no papel principal, Tommy Lee Jones e Sally Field também valem o ingresso. Abraham Lincoln (1809-1865), 16º presidente dos EUA, conduziu o país na guerra civil e lutou pela abolição da escravatura.
O filme se concentra nos meses finais da guerra de secessão e nos esforços do presidente para garantir os votos necessários à aprovação da 13ª emenda que traria a abolição.
Então, Lincoln _ "o mais puro dos homens" _ emprega meios, digamos, "pouco republicanos".
O contraste entre a sordidez dos meios e a humanidade radical do fim proposto é perturbador e
exige o pensamento. O filme, por isso mesmo, escapa ao maniqueísmo e parece brincar com a superficialidade com a qual a política é costumeiramente tratada. Nem todos gostam, claro.
É uma obra de referência essencial para quem deseja compreender mais profundamente o contexto em que se desenrolou a guerra civil nos E.U.A como o espírito de chefia, a modéstia, percepção acurada do futuro, capacidade intelectual, a arte de governar