História, perguntado por thamirisbatman, 11 meses atrás

Faça uma pesquisa sobre a Noite de São Bartolomeu,abordando seus motivos e suas consequências.

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
183

A Noite de São Bartolomeu foi um famoso episódio ocorrido entre católicos e protestantes, no século XVI na França. Neste episódio aconteceu um grande massacre dos calvinistas (huguenotes) pela rainha católica Catarina de Médici, mãe do rei da França, Carlos IX.  

A motivação para o conflito ocorreu porque a rainha Catarina movida pelo poder, temia o avanço dos protestantes na França. O conflito ocorreu na noite do dia 24 de agosto de 1572, dia de São Bartolomeu, usado como chave para dar início ao massacre. Por ordens da rainha, várias pessoas que que praticavam o protestantismo na França foram assassinadas cruelmente em várias partes da cidade de Paris. Esta situação se espalharia também para outras regiões da França.  

O conflito entre católicos e protestantes eram muito comuns e já existiam há muito tempo e se alternava entre períodos de muita violência com períodos de calmaria.  A rainha quebra um período de relativa paz, passando por cima do seu filho promovendo o massacre. Como consequência, estima-se que 5 mil pessoas foram mortas.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/926518

Anexos:
Respondido por rafaelamal98
0

A Noite de São Bartolomeu foi um massacre de protestantes que ocorreu na França em 1572

Neste dia, o rei Carlos IX da França ordenou o assassinato de líderes protestantes huguenotes em Paris, provocando uma onda de assassinatos que resultou no massacre de dezenas de milhares de huguenotes em toda a França.

O evento fez parte das Guerras de Religião, ocorridas na Europa nos séculos XVI e XVII, após a Reforma Protestante.

Causas e contexto

Dois dias antes de 24 de agosto de 1572, dia de São Bartolomeu, Catarina de Médici, mãe de Carlos IX, ordenou o assassinato de Gaspard de Coligny, que ela acreditava acreditar que o líder huguenote estava levando seu filho à guerra com a Espanha.

Coligny, no entanto, foi apenas ferido, e Carlos prometeu investigar o assassinato para apaziguar os huguenotes furiosos. Catarina então persuadiu os jovens reis huguenotes a estarem à beira da rebelião e autorizou as autoridades católicas a assassinar seus líderes.

A maioria desses huguenotes estava em Paris celebrando o casamento de Henrique de Navarra com a irmã do rei, Margarida.

Sobre reforma protestante, veja também: https://brainly.com.br/tarefa/6816105

Anexos:
Perguntas interessantes