História, perguntado por amanda154518, 10 meses atrás

faça um texto explicando como eram as vilas operárias​

Soluções para a tarefa

Respondido por kakarotogamer392
4

Resposta:

construção de vilas operárias[1] tem como finalidade a imobilização da força de trabalho para o processo fabril, garantindo, através da sua disponibilidade, a reprodução da mesma. No final do século XIX e na primeira década do século XX, não era tarefa fácil contratar força de trabalho especializada para o trabalho industrial. Dessa forma, a existência de vila operária resolvia em grande parte a sistematização da força de trabalho, uma vez que a classe patronal, mantendo a vila com seus operários, reproduzia a força de trabalho dentro do ambiente fabril. Os filhos dos operários aprendiam o ofício com os próprios pais e, além da reprodução do próprio ofício, reproduzia-se à consciência coletiva existente na vila. Este estudo foi dividido em duas partes: a primeira trata de um breve histórico da vila operária de Galópolis e a segunda das políticas sociais adotadas pela indústria têxtil na manutenção dessa vila e os mecanismos utilizados para atrair força de trabalho.

Respondido por annabo0123
1

No início do século XX (1901-2000), começaram a ser construídas as vilas operárias. Ali se concentravam casas para trabalhadores e suas famílias,escolas para seus filhos,armazéns para comprarem alimentos e utensílios do dia a dia,igreja e,o principal,a fábrica onde trabalhavam.

Em São Paulo,uma das vilas foi idealizada por Jorge Street,industrial propietário de uma grande fábrica de tecidos.Essa vila era chamada de Maria Zélia.

Ali os moradores tinham espaços de trabalho,educação e lazer.Todos participavam das festas que aconteciam no Natal e no aniversário do dono da fábrica.O futebol fazia parte dos momentos de lazer dos moradores.A vila foi a primeira a ter um campo com iluminação noturna,onde jogava o Clube Atlético Recreativo Maria Zélia.Tinha até uma arquibancada reservada às mulheres.

Muitos operários festejavam as melhorias que morar nessas vilas representava,afinal a maioria deles viviam em péssimas condições,dividindo com outras famílias o mesmo espaço,de habitação,os chamados cortiços.Neles,geralmente,cada família ocupava um quarto,e todos os outros espaços,como banheiro,cozinha,lavanderia e quintal,eram divididos entre todos os moradores.Os cortiços eram habitações coletivas onde moravam famílias de trabalhadores urbanos,que,devido aos baixos salários que recebiam,não podiam pagar por moradias melhores.TEXTO BYE:LIVRO ESCOLAR DA POSITIVO

Perguntas interessantes