faça um resumo pequeno sobre o comunismo no Brasil.
E Pra hoje Me Ajudem!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao contrário do que muita gente pensa, a origem do comunismo não veio do Marxismo, de Karl Marx. Na verdade, ele remonta aos tempos da Antiguidade, nos quais as sociedades tribais viviam em comunismo, e da Idade Média, sob as ideias do Comunismo Cristão (também conhecido como comunismo-religioso ou Anarcocomunismo).
Os primeiros pensamentos mais claros a buscar a definição do comunismo foram originados de Platão, no texto A República. Nele, descreve um Estado no qual bens, esposas e filhos seriam compartilhados por todas as pessoas. Seria, então, um governo sem a ideia de propriedade privada ou mesmo de constituição familiar. A união sexual seria temporária e a criação dos filhos estaria sob a tutela estatal.
Muitos séculos depois, o comunismo viria a florescer com a Igreja Primitiva, no livro Atos dos Apóstolos, da Bíblia. Tempos depois, na Idade Média, as desigualdades criticadas e a defesa da queda da nobreza pelas mãos dos revoltosos camponeses comporiam a ideia de comunismo da época.
Já no século XVI, assistindo à ascensão da burguesia mercantil, algumas outras críticas passariam pela relação dos valores medievais. A obra Utopia, de Thomas Morus (filósofo britânico que viveu entre 1478 e 1535), retrata bem esse cenário.
Na América do Norte dos séculos XVII e XVIII, algumas seitas puritanas implantaram, também, modelos comunistas de sociedade, em uma escala mais reduzida. No mesmo século XVIII, com o Iluminismo e as críticas à propriedade privada, a ideia comunista ganha corpo, principalmente por meio dos pensadores mais influentes da época, como o francês Jean Jacques Rousseau.
Apesar de todo esse histórico, as ideias modernas de comunismo só foram ser definidas por meio de Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), considerados os fundadores do que conhecemos por Socialismo Científico.
Sob forte influência das decorrências da Revolução Industrial no século XIX, o contexto econômico e social da Europa encontrava um capitalismo em plena ascensão, ao mesmo tempo em que a maioria absoluta da população vivia em condições precárias.
Nesse cenário, a teoria marxista pregava a luta de classes, sendo que toda a história da humanidade é permeada pelo antagonismo de uma classe opressora e outra oprimida. Na sociedade capitalista, essas classes são representadas pela burguesia, dona dos meios de produção e das riquezas, e o proletariado, dono apenas da própria mão de obra.
Assim, as ideias socialistas de Marx e Engels propunham a abolição da propriedade privada, a socialização de todos os meios de produção e, consequentemente, o fim das desigualdades entre as classes e do trabalho. Para os dois pensadores, quando a classe dos proletariados conseguisse entender sua situação de opressão e se organizasse, seria possível lutar pelo fim das desigualdades, culminando no fim do próprio Estado.
Explicação:
é um resumo meio comprido, mais resumi o máximo possível, espero ter ajudado ❤️