Português, perguntado por tomatinhos, 7 meses atrás

Faça um diário do livro os miseráveis


Diário de 25 linhas

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaTwT
1

Resposta:

miseravel sou eu ;-; nunca ouvi falar desse livro nao

Respondido por giovannaguimaraes57
1

Resposta:

Na barricada, Jean Valjean, após soltar Javert (o mundo dá voltas…), fica responsável por tirar os corpos inertes do meio da guerra. Um a um, ele carrega para um pequeno espaço lateral à barricada. O último corpo que ele carrega é de Marius, baleado. E para fugir dos policiais que estão cercando o local, ele entra no esgoto.

 Com detalhes, vamos conhecer os esgotos parisienses. Por horas, Jean Valjean carrega Marius, passa por momentos terríveis, sufocantes, em meio ao limbo e o cheiro. O leitor consegue imaginar o cheiro!

 Para se livrar de Javert, que etá em sua cola, Thernardier ajuda Jean Valjean, mas para coloca-lo na pista de Javert e sair-se, mais uma vez, livre. Ela aproveita o momento, para roubar Marius, mesmo “morto”.

 É Javert que, a pedido de Jean Valjean, leva os à casa do avô de Marius, para que ele seja cuidado. O acorda era que, após salvar Marius, Jean Valjean se entregaria à polícia, mas quando ele olha pela janela, percebe que Javert foi embora.

 Javert não tem coragem de prender Jean Valjean, além do grilheta ter salvo a sua vida, durante toda a história ele se mostrou como um homem arrependido e, da sua maneira, tentando pagar o mal que fez no passado.       É como se Javert tivesse as suas convicções de certo e errado dilaceradas por Jean Valjean e assim, sem saber mais qual é o lado certo e possuir uma necessidade profunda em ter essa certeza, ele se joga no Rio Sena.

 O tempo passa, Marius e Cosette irão se casar. Jean Valjean passa toda a sua fortuna para Cosette, para felicidade do avô de Marius. Cosette será baronesa. Será feliz. E assim, o nosso herói, sente-se na obrigação de sair da vida da garota, para ela não ser prejudicada caso alguém saiba do passado de seu próprio pai.

 É doloroso o distanciamento de Jean Valjean e Cosette. A jovem, sem saber ao certo o que está acontecendo, aceita as mudanças na relação com o seu pai, um pedido que vem dele próprio, mas também de Marius, que sabe apenas uma parte da história.

 Demora um tempo para que Marius descubra tudo sobre Jean Valjean e passe a admirá-lo com profundidade, assim como o leitor.

 O final é com Marius, Cosette e Jean Valjean, reafirmando o amor entre eles, mas também se despedindo.  

A gente se pergunta nas tantas pessoas que perderam a vida para Marius poder casar-se com o Cosette, para que ela, finalmente, como desejou Fantine, deixasse a vida miserável.

 A gente pensa no quanto Jean Valjean foi heroico e que a sua força física descomunal, não era nada perto do seu brilhante caráter.

 A rigidez de um pensamento pode levar a pessoa à morte, aprendemos isso com Javert. Flexibilidade para aceitar o que é diferente é um dom raro e, principalmente, deixar-se mudar, deixar-se abalar e se reconstruir. Todos os dias.

Quando estamos na luta, é preciso manter a alegria, assim como Gavroche.

Explicação: Espero ter te ajudado!

Poderia marcar como melhor resposta? Iria me ajudar muito! Obrigada

Perguntas interessantes