História, perguntado por dfarias761oxmvrv, 1 ano atrás

expliques os fundamentos do modelo econômico ''agroexportador'' vigente na América latina até as primeiras décadas do século 20.

Soluções para a tarefa

Respondido por cycle
104
A agroexportação como subsequência da industrialização moderna e anterior a esta, é uma solução extremamente rentável para a sustentação dos pilares econômicos nos países latino-americanos. O Brasil, por exemplo, desde as produções e exportações cafeeiras entre os séculos XIX e XX, sustentou seu desenvolvimento econômico e social com base na exportação regional, federal e exterior de produtos que aqui eram produzidos. 

Espero ter ajudado!!

dfarias761oxmvrv: obg
Respondido por EduardoPLopes
17

O modelo agroexportador é aquele que é baseado na exportação de gêneros agrícolas, e marcou a colonização das Américas e foi fundamental na construção sócio-histórica do Brasil.

Este sistema se baseia na concentração fundiária (de modo que poucas pessoas controlam a maior parte das terras), na monocultura (de modo que se cultiva poucos, ou até mesmo um único, produtos, que tem valor de mercado e não valor de uso para a população local) e na manutenção de estruturas econômicas e sociais tradicionais, privilegiando a manutenção da concentração fundiária e das diferenças entre proprietários e camponeses como base da manutenção deste sistema econômico.

Foi parcialmente substituído em países como Brasil, Argentina e México por um outro sistema, que privilegiou a industrialização.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3585957

Anexos:
Perguntas interessantes