Explique quais são os problemas fronteiriços entre índia e China e entre Paquistão e Índia e comente a possibilidade de esses problemas darem origem a uma guerra de grandes proporções.
Soluções para a tarefa
Resposta:
São dois gigantes da Ásia, dois vizinhos com as maiores populações do planeta e duas das maiores economias do mundo. Mas unidos em uma relação complicada.
A história da China e da Índia é caracterizada por várias disputas territoriais que resultaram em três conflitos militares: em 1962, 1967 e 1987.
Apesar de as duas potências asiáticas terem conseguido restaurar e ampliar laços diplomáticos e econômicos, elas mantêm uma relação que parece cada vez mais complicada.
O sem-teto que dormia em chão de banheiro público e se tornou um investidor multimilionário
'Apanhava só por perguntar por que ele havia se casado comigo': O drama e o estigma das 'mulheres descartáveis' do sul da Ásia
China e Índia estão separadas pela cordilheira do Himalaia e compartilham fronteiras com Nepal e Butão.
Mapa da região
Image captionMapa da região
Ao longo da fronteira há dois territórios em disputa.
Explicação:
espero ter ajudado
A Índia enfrenta disputas territoriais com vários de seus vizinhos. Por mais de 70 anos, só conseguiu resolver seus problemas com Bangladesh e Sri Lanka, mas os territórios não demarcados entre Mianmar, Butão e, mais recentemente, com China, Paquistão e Nepal aumentaram as tensões em geral.
Problemas de fronteira da Índia
As disputas de fronteira com a China e o Paquistão são intermináveis, pois muitas vezes se transformam em grandes confrontos militares e diplomáticos. Para resolver questões de fronteira com a China, representantes especiais de ambos os países realizaram até agora 22 rodadas de negociações desde 2003.
Aksai Chin: Localizado na parte noroeste do planalto tibetano, tem aproximadamente 35.241 quilômetros quadrados, administrado pela China e parte da região autônoma de Xinjiang. A Índia a considera parte de seu Território da União de Ladakh.
Planícies Depsang: As Planícies Depsang estão localizadas na fronteira do Território da União de Ladakh e a área disputada de Aksai Chin. Os militares chineses controlaram a maior parte das planícies durante sua guerra de 1962 com a Índia, enquanto a Índia controla a porção ocidental das planícies.
Trato Trans-Karakoram: Uma área de quase 5.800 quilômetros quadrados (2.239 milhas quadradas) ao longo de ambos os lados do rio Shaksgam, é administrado inteiramente pela China como parte do condado de Kargilik na província de Kashgar da Região Autônoma de Xinjiang.
Foi reivindicado pelo Paquistão até 1963, e ainda é reivindicado pela Índia como parte da região de Jammu e Caxemira. O Paquistão renunciou à sua reivindicação ao tratado sob um acordo de fronteira com a China em 1963, com a condição de que o acordo estivesse sujeito à resolução final da disputa da Caxemira.
Arunachal Pradesh: Arunachal Pradesh é um estado da Índia criado em 20 de janeiro de 1972 e localizado no extremo nordeste. A China reivindica a maior parte do território como parte do sul do Tibete.
Jammu e Caxemira: É o centro da grande disputa entre Paquistão e Índia. A Caxemira é controlada parcialmente pela Índia e pelo Paquistão e ambos a reivindicam integralmente. A China também tem uma pequena Caxemira. Desde que a região foi dividida em 1947, os dois países travaram três guerras, em 1948, 1965 e 1971, incluindo duas pela Caxemira. Além desta região há outras que entram neste conflito.
Você pode ler mais sobre a Índia no seguinte link:
https://brainly.com.br/tarefa/6269502
#SPJ2