Português, perguntado por Qualquernomedá, 1 ano atrás

Explique Predicativo do sujeito, Adjunto adnominal e transitividade verbal.

Soluções para a tarefa

Respondido por PortalGramaticando
3
Parte I: Transitividade Verbal

Passo 1) Veja este exemplo: "Astolfo gosta livros". 

Você deve ter percebido que tem alguma coisa errada nesse exemplo. Afinal, o modo correto é "Astolfo gosta de livros". Isso significa que o verbo "gostar" exige a preposição "de" quando for usado numa oração. É isso que acontece com os verbos: alguns exigem preposição, outros não exigem. Agora, guarde essa ideia com você (porque daqui a pouco eu vou falar sobre isso). 

Passo 2) Veja este outro exemplo: "Astolfo odeia". 

Você deve ter percebido que tem alguma coisa errada aí. Você percebeu que a oração está incompleta porque você precisa explicar o que o Astolfo odeia. Então, nós precisamos de um complemento para completar o sentido do verbo "odiar". Esse complemento é chamado de "objeto". Então, vamos inventar um objeto:

"Astolfo odeia pinguins".

Pronto: a expressão "pinguins" é um objeto (porque completa o sentido do verbo "odiar"). Agora a oração ficou completa e Astolfo viveu infeliz para sempre com o seu pinguim. 

Passo 3) Agora vamos pegar o Passo 1 e o Passo 2 e bater tudo no liquidificador. O resultado será a Transitividade Verbal:

Objeto Direto: é o complemento do verbo que se liga a ele sem preposição (ex: Astolfo odeia PINGUINS). 

Verbo Transitivo Direto: é o verbo que precisa de um objeto direto (ex: Astolfo ODEIA pinguins). 

Objeto Indireto: é o complemento do verbo que se liga a ele COM preposição (Ex: Astolfo gosta DE LIVROS). Essa preposição é exigida pelo verbo (lembra do Passo 1?). 

Verbo Transitivo Indireto: é o verbo que precisa de um objeto indireto para ter o sentido completo (ex: Astolfo GOSTA de livros). 

Verbo Intransitivo: é aquele que não precisa de objeto para ter o sentido completo (ex: Astolfo MORREU). 

Parte II: Adjuntos 

Passo 1)

Veja este exemplo: "Astolfo morreu". Observe que essa oração está com o sentido completo. 

Agora, veja este exemplo: "Astolfo morreu por causa de um pinguim". A expressão "por causa de um pinguim" é uma expressão adicional, ou seja: ela está ali para dar alguma informação a mais (que, nesse caso, é o motivo da morte) e pode ser simplesmente retirada da oração sem dar prejuízo. Esse tipo de informação é chamada de "adjunto". 

Passo 2)

Os adjuntos podem ser adverbiais ou adnominais. Os adverbiais são aqueles que expressam as circunstâncias da ação verbal, como por exemplo: "ele construiu a casa RAPIDAMENTE", "ele construiu a casa ONTEM", "ele construiu a casa JUNTO COM O JOÃO".

Os adjuntos adnominais são os termos que se "grudam" nos substantivos, qualificando-os, determinando-os os explicando-os. 

Veja este exemplo: "O motorista ganhou uma multa". Nós podemos acrescentar adjuntos ao substantivo "motorista", dando informações adicionais a ele. Veja:

"O motorista CARECA DO FUSCA VERMELHO ganhou uma multa".  Veja que "motorista" está rodeado pelos adjuntos: "careca", "do", "fusca", "vermelho" e até mesmo o "o" (artigo definido). 

Parte III: Predicativo do Sujeito

O predicativo do sujeito nada mais é do que uma espécie de "objeto direto". A diferença é que o verbo não expressa ação, mas sim estado (é um "verbo de ligação"). 

Exemplo de objeto direto: Astolfo ganhou UMA MULTA. 
Exemplo de predicativo do sujeito: Astolfo é GORDO. 

O verbo "ganhar" expressa ação, então "uma multa" é objeto direto. Já o verbo "ser" (Astolfo "é") não expressa ação, mas sim estado. Então, "gordo" é o predicativo do sujeito. O verbo "ser" não é transitivo, mas sim é um verbo de ligação porque apenas liga o predicativo do sujeito ("gordo") ao sujeito "Astolfo". 

The End




PortalGramaticando: exato
Qualquernomedá: Obrigada por toda ajuda, vou ver se acabo logo pois tenho que estudar historia :/
PortalGramaticando: grosso modo, o predicado verbal acontece quando usamos o objeto e o predicado nominal acontece quando usamos o predicativo.
PortalGramaticando: vlw
PortalGramaticando: depois coloca "melhor resposta" ou algo assim
PortalGramaticando: pra eu ganhar uns pontinhos aqui.
Qualquernomedá: Hein fiquei meio confusa, no meu caderno tá explicando verbo transitivo direto indireto, essas coisas ai. Só que no conteúdo da prova, não diz que isso vai cair, então queria saber se isso é incluido nos tipos de predicado.
Qualquernomedá: Ignora o que eu disse, já li o texto.
Qualquernomedá: Ei e o verbo transitivo direto e indireto, como funciona?
Qualquernomedá: Ei portal, eu tava vendo, esses verbos transitivos sla oq, são usados pra achar os tipos de sujeito né? mas eu sabendo o treco de ação e estado, eu n preciso saber isso?
Perguntas interessantes