História, perguntado por saranatalia2, 1 ano atrás

explique os obejivos das reformas pombalinas com relaçao do ensino universitario em Portugal

Soluções para a tarefa

Respondido por juhsantana1231
169
Tem como objetivo realçar importantes contingências a serem consideradas na análise da gênese da educação pública no país por meio do percurso da história. Evidencia a reforma educacional do Marques de Pombal como uma estratégia que se apresentou necessária, não só pela lacuna deixada pelo sistema jesuítico de ensino, mas também como tentativa de modernização da sociedade em prol do desenvolvimento da economia portuguesa para manutenção e fortalecimento do seu regime absolutista.
Respondido por Guimasf
2

Os objetivos das reformas educacionais pombalinas eram que a educação passasse a ser controlada pelo Estado, padronizar o currículo e secularizar a educação. A reforma nas universidades remodelou o sistema educativo, trazendo grandes repercussões no ensino científico.

Reformas Pombalinas

O Período Pombalino - de 1750 - 1777- foi um período marcado pelas medidas de Marquês de Pombal, caracterizado pelo despotismo esclarecido. Combinou o absolutismo com o racionalismo. O contexto da época era o crescimento da burguesia e um anticlericalismo.

As reformas tinham o objetivo de fortalecer o Estado, concentrar o poder, aumentar a arrecadação de impostos e incentivar novas tecnologias e o racionalismo. Foram tomadas medidas para enfraquecer o clero e a nobreza, vistos como ameaças ao poder centralizado do rei.

Medidas para a colônia também foram implementadas, visando lucros com a exploração econômica do Brasil. Houve o aumento dos impostos na região de mineração, abolição da escravidão indígena e transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

Leia mais sobre as Reformas Pombalinas: https://brainly.com.br/tarefa/14233411

#SPJ2

Perguntas interessantes