História, perguntado por thaisdiovana14, 1 ano atrás

Explique os interesses dos Estados Unidos nos golpes militares ocorridos na América Latina, citando exemplos dessa colaboração.

Soluções para a tarefa

Respondido por laysamrp8ablm
157
Em aliados para ajudar a combater nas guerras se necessário e querer mais nações sob suas influências, visto que, era no período da guerra fria, em que EUA e UNSS disputavam a hegemonia mundial. os EUA queria dominar toda a América, e precisava de ajuda para isso, para nao acontecer como aconteceu com cuba (revolução cubana), onde disseminou o socialismo no ocidente. auxiliaram em armamentos e treinamentos militares.

Abraço Espero Ter Ajudado ❤️

thaisdiovana14: Excelente. Obrigada
Respondido por EduardoPLopes
34

Os Estados Unidos lideravam, no contexto da Guerra Fria, o bloco de países que adotavam o sistema capitalista de produção, e viam as Américas (do mesmo modo que a União Soviética via a Europa Oriental) como a sua "área legítima" de influência.

Por causa disto incentivaram golpes militares em diversos destes países (Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Chile, por exemplo, passaram por governos de juntas militares) como forma de combater os movimentos comunistas no continente, garantindo que nenhum governo socialista conseguiria se estabelecer no poder de nenhum país muito influente regionalmente (embora tenham acontecido revoluções socialistas em Cuba e na Nicarágua).

São exemplos desta colaboração o empréstimo de dinheiro aos governos militares, realizados pelo FMI, o treinamento dado pela CIA a estes governos (inclusive nas "técnicas" para interrogar os presos políticos, as diversas formas de tortura) e apoio político ao reconhecê-los internacionalmente como legítimos.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/18093332

Anexos:
Perguntas interessantes