Explique o sentido da frase "a morte do emprego não significa a morte do trabalho".
Soluções para a tarefa
Resposta:
Prezado Camarada o trabalho nunca vai deixar de existir!
Conforme ensina Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.
Explicação:
O que já está em curso é a eliminação do emprego.
O emprego só existe quando há vínculo empregatício.
O termo vínculo empregatício aparece na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). É utilizado para descrever uma relação de trabalho considerada não eventual, onde o empregado depende do salário pago pelo empregador. Neste tipo de relação, o empregador determina o formato e horário de trabalho a ser cumprido.
De acordo com o Artigo 3º da CLT, “considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.” No linguajar popular, seria considerado um empregado com vínculo empregatício aquele com carteira assinada pelo empregador.
O que ocorre nos dias atuais é que por exemplo os trabalhadores por vezes são obrigados a abrir uma empresa para prestar serviços (sendo portanto considerados "patrões"). Contudo, continuam cumprindo horário, dependendo do que é pago pelo contratante do serviço, não tem direito a férias, décimo terceiro, etc. É o fim dos direitos trabalhistas.
Existe um filme que aborda bem a questão chama-se Você Não Estava Aqui (Sorry We Missed You) de Ken Loach.