História, perguntado por solangedacosta6997, 11 meses atrás

Explique como se caracterizou a política externa brasileira durante a Segunda Guerra

Soluções para a tarefa

Respondido por ANACLARASSANA
1

A eclosão da Segunda Guerra Mundial, a 1º de setembro de 1939, não chegou a causar grandes transtornos imediatos para a situação brasileira. O hábil político Getúlio Vargas dançava numa corda bamba, sendo pressionado tanto pelas forças totalitárias do nazifascismo quanto pelas liberais, representadas pelas democracias ocidentais. Pendia para este ou aquele lado de acordo com o momento e com as implicações internacionais. E se, por um lado, existiam laços econômicos ligando o Brasil aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão), também era verdade que o País não poderia fugir dos Estados Unidos, empenhados desde o começo do século na hegemonia econômica, política e militar sobre as Américas.

A política externa do Estado Novo caracterizou-se, portanto, pelo pragmatismo, por uma relativa distância dos centros mundiais de poder.

Politicamente, o ministério de Vargas se dividia: Osvaldo Aranha, por exemplo, era francamente favorável aos Estados Unidos, enquanto o jurista Francisco Campos e o General Góis Monteiro pendiam para os alemães.

Perguntas interessantes