Ed. Física, perguntado por severinadias236, 7 meses atrás

Explique como podemos combater o esgotamento esportivo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por YuukiUchimura
2

Resposta:

8 dicas para evitar o esgotamento profissional em meio a pressão

Como você se sente depois de um dia de trabalho? Exaustão muscular e emocional, cansaço excessivo e dor de cabeça são alguns dos sintomas que podem surgir na sua rotina, principalmente quando ela exige muito da pessoa. Ficar cansado após trabalhar é algo natural, porém, é preciso saber evitar o esgotamento profissional em meio à pressão do mundo corporativo.

O cansaço excessivo é resultado de uma jornada de trabalho desgastante e cumulativa, que impede a recuperação diária do organismo. Ser um profissional produtivo é algo gratificante e saudável, porém, a mente e o corpo precisam de um equilíbrio para que não entrem em colapso.

O que é esgotamento profissional?

Muito conhecido como a Síndrome de Burnout, o esgotamento profissional foi descrito pela primeira vez em 1974, pelo médico americano Herbert J. Freudenberger. Após trabalhar por mais de 14 horas seguidas, ele constatou a síndrome em si mesmo, indicando que esse cansaço excessivo estava associado a um estado de estresse crônico, elevado em combinação com a depressão.

Ainda, tudo isso seria provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. Em inglês, o termo Burnout é definido como aquilo que deixou de funcionar por total falta de energia, ou seja, algo que chegou ao seu limite.

Uma pesquisa realizada em 9 países pela International Stress Management Association (ISMA), revela que a Síndrome de Burnout tem afetado mais de 33 milhões de brasileiros, o que equivale a cerca de 30% dos trabalhadores, sendo que esse número pode variar entre 25% a 54% dos profissionais que já sofreram ou estão sofrendo com essa síndrome no mundo. Dentre os sintomas estão:

absenteísmo e presenteísmo;

isolamento;

irritabilidade;

mudanças bruscas de humor;

lapsos de memória;

ansiedade;

agressividade;

dificuldade de concentração;

baixa autoestima;

pessimismo;

depressão.

1. Aprenda a delegar tarefas

A agenda dos integrantes da equipe deve ser desenvolvida com muito cuidado para que não ocorra descumprimento de prazos, desmotivação por parte do time e até o esgotamento profissional. É preciso conhecer cada colaborador e delegar tarefas de acordo com seu perfil comportamental.

2. Faça a gestão do seu tempo

A Síndrome de Burnout também pode ser evitada por meio de uma boa administração do seu tempo. Desse modo, organize a sua rotina para conseguir realizar as tarefas estratégicas da empresa, sempre de forma otimizada. Liste os seus compromissos e diferencie o que é urgente de importante.

3. Evite o perfeccionismo

O perfeccionismo pode levar à frustração. A mania de organização, a dedicação extrema às tarefas e o desejo de ver tudo sempre impecável e perfeito podem esgotar você profissionalmente. Para mudar esse pensamento, é preciso trabalhar constantemente a mente. Em vez de olhar os detalhes, experimente admirar o todo.

4. Separe um tempo para si

Por mais que os desafios da empresa devam ser resolvidos, o dia tem 24 horas e uma parte dele precisa ser dedicada a você. Depois de um dia longo de trabalho, o corpo necessita de uma pausa para descansar. Praticar atividades físicas, estudar ou adotar um passatempo são modos de relaxar o organismo.

5. Fique atento aos causadores de estresse

Mantenha a atenção em tudo que pode estressar você no ambiente empresarial para que esses fatores sejam minimizados: um líder exigente, colegas de equipe com pensamentos e falas negativas ou, até mesmo, tarefas em que não se sinta engajado.

6. Melhore a comunicação interna

A empresa deve sempre estar preparada para qualquer tipo de conversa com seus profissionais, estabelecendo uma relação de confiança. Manter uma comunicação clara e constante entre gestores, líderes e colaboradores é essencial para a saúde mental de todos. Isso porque o diálogo faz com que exista um alinhamento de expectativas em relação ao seu trabalho e também para que a empresa mostre o que espera de você.

Avaliação de desempenho e pesquisa de clima organizacional também são ferramentas que ajudam na identificação sobre o que os colaboradores anseiam na empresa, podendo auxiliar na prevenção do esgotamento profissional.

7. Invista em espaços de relaxamento

Imagine a satisfação de um colaborador que pode descansar em um local reservado após o almoço? Poder tirar um cochilo, navegar na internet ou ouvir música, são práticas que trarão relaxamento para o seu colaborador, aumentando sua qualidade de vida e, por consequência, sua produtividade e engajamento.

8. Ofereça terapias

Terapias, como ioga, meditação, acupuntura e shiatsu, podem contribuir de maneira extremamente eficaz no combate ao esgotamento profissional. Oferecer atendimento psicológico com terapias breves também fará que seu colaborador se sinta acolhido dentro da empresa.

Perguntas interessantes