Explique como o conceito de evolucionismo social está atrelado às práticas e ideias de colonialismo e imperialismo.
Soluções para a tarefa
O evolucionismo social é inspirado na teoria da evolução das espécies de Darwin (O Charles, não o irmão do Gunball, se bem que não é coincidência o nome do peixe que fala e tem pernas...). A teoria do evolucionismo social diz que, assim como acontece com as espécies, as sociedades humanas sofrem a seleção natural, pela qual apenas os mais aptos sobrevivem. Aí os europeus, espertos, me saem com essa:
- As sociedades da áfrica, da América e da ásia são miseráveis porque não se adaptaram, mas como são humanos nós não vamos deixá-los se extinguir. Nós vamos entrar lá para ajudá-los a se desenvolver!
Essa "ajuda" é a justificativa para o colonialismo / imperialismo europeu.
Olá!
Em primeiro lugar, o conceito de evolucionismo está diretamente ligado a sobreposição de uma cultura sobre a outra, ou seja, essa noção se dá a partir de teorias que afirmam que a genética segue um processo evolutivo e algumas culturas são maiores do que as outras.
Por isso, o colonialismo e o imperialismo refletem essa teoria a partir de nações dominantes em relação a exploração, como é o caso por exemplo dos países Europeus sobre a África, ou até mesmo o Nazismo de Hitler afirmando a raça ariana como soberana a maioria dos povos.
Até mais!