Sociologia, perguntado por pandavj, 1 ano atrás

explique como funcionava o particularismo histórico ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Kaah11cardoso
21
Escola de pensamento que faz uma distinção analítica das características de cada grupo social enfatizando a reconstrução cultural histórico.

O particularismo histórico (um termo inventado por Marvin Harris em 1968 [1]) é amplamente considerado um dos principais correntes da antropologia norte-americana.

Fundada por Franz Boas, o particularismo histórico rejeitou o modelo evolutivo da cultura que dominou até a sua aparência. Ele argumentou que cada sociedade é uma representação colectiva do seu passado histórico único. Boas rejeitou o evolucionismo unilinear, a ideia de que todas as sociedades seguir o mesmo caminho e ter atingido o seu próprio desenvolvimento da mesma maneira que eles têm feito isso no outro palco. [2] Em vez disso, o particularismo histórico mostrou que as sociedades diferentes pode conseguir o mesmo nível de desenvolvimento de várias maneiras. [2]

Boas sugeriu que a difusão, o comércio, os ambientes semelhantes e fatos históricos coincidentes pode criar traços culturais semelhantes. [2] Três características, de acordo com Boas, pode ser usada para explicar as tradições culturais: condições ambientais, fatores psicológicos e conexões históricas; o ser último, história, o fator mais importante, daí o nome da escola -. [2]

Esta escola foi certamente o primeiro bom americano e Boas mesmo poderia ser considerado o mais influente na história do antropólogo Estados Unidos. Outros expoentes dessa corrente de pensamento antropológico são Ruth Benedict e Margaret Mead.
Perguntas interessantes