História, perguntado por joelisse, 10 meses atrás

explique como cada uma das condições elencadas a seguir contribuiu para a eclosão da revolução francesa:
a)sociedade hierarquizada e desigual
b)descontentamento da burguesia e e das camadas populares
c)circulação de novas ideias
d)crise financeira do governo

Soluções para a tarefa

Respondido por Bia12345A
26

Resposta:

Explicação:

a) O povo já andava insatisfeito, só precisava de aluns empurrões, e as péssimas decisões da monarquia agregada ao fato de que a França passava por uma crise e fome terrível e o imenso ódio que tinham pela rainha (Maria Antonieta) só contribuiu mais para que o povo - de quem precisavam os revolucionários - se rebelasse. Sem contar que não era só o povo que andava insatisfeito, outras camadas mais poderosas, como a burguesia por exemplo, almejavam mais poder e a queda do reinado de Luís e Maria Antonieta.

b) A burguesia estava imensamente insatisfeita com Luís XVI, e como grande influenciadora das massas, ainda mais com a propagação dos ideais iluministas, incitou o povo a se revoltar de verdade, com grande violência e também tramando para a queda do reinado da época.

c) O Iluminismo foi um fator chave para a eclosão da revolução. A propagação da linha do "pense por si mesmo" e "escreva sua própria história", "somos todos iguais (liberdade, irmandade e fraternidade)" dava ideias ao povo que começava a questionar o porquê de obedecerem à tudo que a monarquia exigia.

d) Na época a França passava por uma fase difícil para plantio, Luís XVI foi coroado e casou, mas por conta de sua péssima escolha de atacar os Estados Unidos e do gasto absurdo que Maria Antonieta mantinha com futilidades o país  ficou sem seu alimento mais consumido: o pão. Com a crise econômica e a fome do povo, também vinha o ódio do povo por sua rainha, que de forma alguma dava herdeiros. Quando, em meio a tudo isso, um boato de que a rainha teria debochado da fome do povo dizendo "Pois que comam brioches" vazou, trazendo finalmente, a eclosão da raiva dos revolucionários.

Perguntas interessantes