Explique como acontece o processo de envelhecimento de um país
Soluções para a tarefa
Resposta:
O envelhecimento aumenta diretamente as demandas sociais e econômicas de um país e afeta a política previdenciária, que toma conta de fatores como: assistência social ao idoso e aposentadoria. idade mínima para aposentar. proteção social, entre outros
Resposta:
Envelhecimento populacional no Brasil
Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2060, 25% da população brasileira terá 60 anos ou mais, percentual que será maior do que a população de crianças (pouco mais de 14% para o ano citado). Esse dado vem evoluindo nas últimas décadas. Em 2010, data do último censo do IBGE, o percentual de idosos na população brasileira era de 7,38. Dez anos antes, em 2000, o percentual era de 5,85.
Em comparação com países desenvolvidos, ainda temos um longo caminho a percorrer para tratar como prioridades as políticas relacionadas à população idosa. Tomando como base a transição demográfica, podemos perceber que, atualmente, estamos na terceira fase, com reduções significativas nas taxas de mortalidade (as pessoas estão vivendo mais) e fecundidade/natalidade (baixos índices de filhos/mulher e, consequentemente, baixos índices de nascimentos/mil habitantes).
Tais reduções são consequências de diversos fatores. Em primeiro lugar, podemos citar a emancipação feminina nas últimas décadas, como a conquista ao direito ao voto, maior participação no mercado de trabalho, entre outros. Essas ações contribuíram para a diminuição da taxa de fecundidade. Para comprovar, veja a evolução da taxa de fecundidade brasileira nas últimas décadas:
Década
Taxa de fecundidade
1960
6,06
1970
4,97
1980
4,04
1990
2,9
2000
2,3
2010
1,87
2015
1,72
Dessa forma, com as diminuições das taxas de fecundidade, há o aumento da população jovem e adulta, corroborando a terceira fase da transição demográfica. Assim, o envelhecimento populacional no Brasil é um fator inevitável, o que deve ser visto com atenção e cautela pelo Estado. Ainda de acordo com o IBGE, a esperança de vida ao nascer dos brasileiros em 2015 era de 75,4 anos, um leve aumento comparado com o ano 2000, em que a esperança de vida ao nascer era de 69,8 anos.
Outro fator que explica a redução das taxas de natalidade e fecundidade é o encarecimento da vida urbana. A sobrevivência na selva de pedra é cara, o que faz com que a população trabalhe de 8 a 12 horas/dia para um sustento digno e satisfatório. Alguns até têm mais de um emprego, algo normal nas médias e grandes cidades.
Países desenvolvidos já passaram por essa terceira fase, melhorando as condições de vida dos idosos ao longo das etapas anteriores. Entretanto, no Brasil, o que vemos é a intensa má distribuição de renda — agravando as desigualdades sociais —, dificuldades de aposentadoria e muitas políticas em que o idoso não é prioridade.
Resoluções para o envelhecimento populacional
Como já vimos, envelhecer está cada vez mais comum em todos os cantos da Terra. Esse processo, que já foi tido como doloroso para muitos, hoje é associado a progresso e desenvolvimento. Países que possuem alto número de idosos possuem essas duas palavras em suas políticas públicas e em toda a sociedade.
Porém, apesar de ser um processo comum pelo mundo, nem todas as nações estão preparadas para o aumento da população idosa. Saúde, economia e acessibilidade estão entre os assuntos mais preocupantes com relação ao envelhecimento.
Priorizar a etapa final da vida é um ato digno de quem valoriza quem tanto lutou pelo seu país. Muitas ações para tornar a velhice um prazer passam por essa valorização. Cidades mais acessíveis, saúde pública eficiente e respeitáveis valores de aposentadoria são alguns dos inúmeros exemplos que tornarão o envelhecimento populacional prazeroso e satisfatório.
Veja também: Quais são os países com deficit demográfico?
Exercícios resolvidos
Questão 1 – (UFRR/2017) De acordo com os dados levantados pelo Censo Demográfico, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira totalizava 190.755.799 habitantes em 2010.
Com relação às fases do crescimento demográfico brasileiro, podemos afirmar, EXCETO:
A) Projeções demográficas apontam que em 2050 a população brasileira apresentará declínio.
B) A partir da década de 1990 nota-se um menor crescimento e maior envelhecimento da população.
C) Entre 1940 e 1980 observa-se um maior crescimento da população, em função da elevada taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade.
D) Entre 1900 e 1940 o crescimento da população brasileira ocorreu em função da queda na taxa de mortalidade, devido às melhorias nas condições sanitárias do país.
E) Entre 1872 e 1940 houve um crescimento lento, em função das altas taxas de mortalidade.
Resolução
Alternativa D. O exercício pede a alternativa errada em relação à demografia brasileira. No caso, o crescimento populacional cresce após o período citado, quando há o ápice no processo de urbanização após 1930, período