História, perguntado por lucanny, 6 meses atrás

Explique a Revolta do Forte de Copacabana e a Coluna Prestes.​

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusberois
1

Resposta:

A "Revolta do Forte de Copacabana" (“Os 18 do Forte” ou “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”) foi um movimento político-militar, considerado a primeira revolta do movimento tenentista.

Os tenentistas possuíam ideais positivistas, estavam ligados às forças armadas, lutavam por uma política democrática de forma que se posicionavam contra o governo e o sistema oligárquico vigente (poder concentrado nas mãos das elites agrárias tradicionais).

O nome da revolta “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana” está associado ao número de pessoas envolvidas no confronto, as quais resistiram até o fim, a saber: 17 militares e 1 civil.

Também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, a Coluna foi um movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República. Ao longo de sua trajetória, os membros da Coluna percorreram mais de 25 mil quilômetros em protesto contra os governos vigentes.

Respondido por fernandagessner25
1
Foi a primeira revolta do movimento tenentista, no contexto da República Velha.
...
Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Revolta dos 18 do Forte
Tenentismo
Desfecho Levante suprimido, líderes presos.
Beligerantes
Militares de baixa patente e civis revoltosos Exército legalista, leal a Artur Bernardes
Perguntas interessantes