Geografia, perguntado por ev0eliao8livetul, 1 ano atrás

Explique a importância dos animais para o Desenvolvimento das formações vegetais

Soluções para a tarefa

Respondido por MadNerd
5
Muito aberta essa tua pergunta, ela pode ser respondida de várias formas, uma delas é que :

Os animais e plantas tem uma interrelação de dependência, onde um depende do outro p sobreviver...por exemplo os polinizadores que se alimentam do néctar de certas plantas e ao mesmo tempo polinizam elas...se um desaparecer o outro consequentemente desaparecerá...
Respondido por Matheus0540
1
I – Vida selvagem, conceito 
Ultimamente tem-se falado muito em preservação dos recursos naturais principalmente em países emergentes como o Brasil, onde ainda existem grandes extensões de florestas como ocorre na Amazônia. 
Por outro lado, sabe-se que os recursos naturais como a cobertura florestal são importantes para a economia dos países possuidores, daí a dificuldade em mantê-los intactos ou preservados, notadamente porque a grande maioria das nações do globo não os têm mais e são justamente as mais ricas, o que torna a pressão sobre os mais pobres cada vez maior. 
Os recursos naturais podem ser divididos grosso modo em: 
- recursos minerais são os recursos advindos da exploração dos minerais como ferro, cobre, granito, mármore, cal etc. 
- recursos hídricos são os provenientes das águas como obtenção de água potável, irrigação, geração de energia etc. 
- recursos botânicos são os que vêm da exploração da flora, como extração da madeira, frutos e dos potenciais farmacológicos das plantas medicinais. 
- recursos faunísticos são os gerados pela fauna, através da caça e pesca autorizadas, criação de animais silvestres para consumo etc. 
Interessa-nos discutir aqui a questão da vida


Fator alimentar 
Em termos de alimentação a fauna silvestre é importantíssima foi primordial à raça humana que dependia dela para sobreviver. A caça foi a forma rudimentar utilizada por nossos ancestrais para a obtenção de alimento. Ainda é para muitas tribos indígenas que vivem isoladas na Amazônia. 
Já, o manejo da fauna silvestre também poderá ser muito importante para o homem dito civilizado, o qual poderá manter e desenvolver criação de animais silvestres para fins de obtenção de proteína. Cada dia que passa os conhecimentos científicos adquiridos nesta área possibilitam um melhor desenvolvimento desta atividade, o que poderá resultar em uma grande diversidade de espécies utilizáveis, melhorando a quantidade e qualidade da produção, complementando os produtos extraídos dos animais domésticos, através da biotecnologia e da utilização da engenharia genética. Mas tudo isto respeitando a preservação das espécies.


Fator de beleza cênica 
Outra importância da manutenção da vida selvagem através de parques e reservas naturais é a possibilidade de fornecer às pessoas locais de grande beleza plástica e cênica, o que valoriza a condição de vida de todos os que tem acesso a ela.


Vida selvagem como bem ambiental 
Por último é importante lembrar que, por se constituírem bens de propriedade do Estado, de domínio público ao mesmo tempo que bens ambientais legalmente protegidos, tanto a fauna quanto a flora silvestre, por extensão a vida selvagem como um todo, podem ser protegidos através da ação civil pública regulamentada pela Lei 7.347/85. O Ministério Público e as entidades que preencham os requisitos ali relacionados podem e devem propor a aplicação da legislação protetiva pertinente em havendo algum dano ou ameaça de dano aos citados bens.


Podemos concluir que a vida selvagem é um conjunto de elementos que se compõe da fauna e da flora nativas, e que tem importância vital para a manutenção da biosfera da terra e consequentemente para o ser humano e sua preservação é primordial para mantermos a qualidade de vida do planeta, bem como a própria vida no planeta. Além do que ela pode gerar múltiplos benefícios como alimentares, econômicos, turísticos, educacionais e de laser, de maneira que deve ser protegida pelo Poder Público e pela coletividade, para que possamos ter um meio ambiente equilibrado e sadio, por sinal um direito de todos, nos termos do art.225 da Constituição Federal. 
Além disso, o surgimento da vida selvagem confunde-se com o surgimento da Terra, de maneira que não cabe ao ser humano como uma das espécies mais novas destruí-la em dois ou três mil anos, tempo ínfimo em termos geológicos. Aliás, é oportuno lembrar o biólogo Jean Dorst quando diz que “não temos o direito de exterminar o que não criamos. Um humilde vegetal, um inseto minúsculo contêm mais esplendores e mais mistério do que a mais maravilhosa das nossas construções (Antes que a natureza morra. Ed. E. Blücher Ltda. 1973, p.383). Também é relevante e ilustrativo lembrarmos o pensamento de Edwad O. Wilson neste sentido quando diz que “devemos considerar cada partícula de biodiversidade inestimável, insubstituível, enquanto aprendemos a usá-la e a compreender o que significa para a humanidade (Diversidade da Vida. Ed. Companhia das Letras.1994,p.377) 
Por último, pode-se concluir ainda que, só haverá vida selvagem em determinada região se houver fauna selvagem em sintonia com a flora selvagem, de maneira que a preservação das áreas naturais florestadas é de suma importância para a sua manutenção, devendo ser por tudo isso um dos objetivos da humanidade neste século XXI.


MadNerd: nossa para que esse textão mas me ajudou tbm vlww
Perguntas interessantes