Explique a diferença entre os estudos da cultura clássica promovidos pelos humanistas e os da cultura clássica promovidos pelos eruditos da Idade Média.
Soluções para a tarefa
As diferenças estão no modo de interpretação e nos a priori (conjunto de princípios que uma pessoa ou um grupo tem ao ler e interpretar algum material). No caso da Idade Média, o a priori era cristão. Assim, a Bíblia e a tradição da Igreja era tomada como verdade e só a partir disso é que as tradições clássicas eram estudades. Assim temos produções sobre Aristóteles e Platão, cristianizdas por Tomás de Aquino e Santo Agostinho. Os humanistas, por sua vez, procuravam trazer para sua realidade uma leitura menos religiosa dos clássicos, assumindo-os como antropocêntricos (ou seja, o homem e não Deus, é o centro).
Abraços!
A formação da cultura está diretamente ligada aos avanços sociais e econômicos do mundo.
Com o crescimento e ascensão da burguesia, e, anos mais tarde a passagem do homem do campo para a cidade, surge a indústria cultural.
Podemos observar que a fase Humanista está diretamente relacionada com o interesse crescente entre os acadêmicos europeus pelos textos clássicos, em latim e em grego, dos períodos anteriores ao triunfo do Cristianismo na cultura europeia.
Durante o século XVI surgiu um grande interesse pela civilização clássica, nascendo assim uma aversão a idade média, que estava associada a um estudo "bárbaro" ou "ignorante do homem, perdido no tempo e que deveria ser remodelado pelos renascentistas/humanistas.
Mais do tema:
https://brainly.com.br/tarefa/2570618