Exemplo de 6 tipos de serviços de computação nas nuvens e suas descrições
Soluções para a tarefa
Drive: Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos que foi apresentado pela Google em 24 de abril de 2012. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.
Dropbox: Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de "computação em nuvem". Ele pertence ao Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA. A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos de seus clientes.
OneDrive: OneDrive, é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos, somente amigos, usuários definidos ou privados. O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até 24 de Abril de 2012.
iCloud: iCloud é um sistema de armazenamento em nuvem desenvolvido pela Apple Inc. O serviço oferece aos usuários maneiras de armazenar dados como, documentos, fotos e músicas em servidores remotos para serem baixados em dispositivos iOS, macOS e Windows.
SkyDrive: OneDrive, é um serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft. Com ele é possível armazenar e hospedar qualquer arquivo, usando uma Conta da Microsoft. Também é possível definir arquivos públicos, somente amigos, usuários definidos ou privados. O serviço oferecia 25 GB de armazenamento até 24 de Abril de 2012.
MediaFire: Media Fire é um serviço de hospedagem de arquivos ou um disco virtual criado em 2005, localizado no Condado de Harris, Texas, nos Estados Unidos. O registo é opcional, e gratuito. Este website teve cerca de 8.7 milhões de visitas em 2008, segundo estudo do serviço Compete.
Resposta:
Alguns dos serviços que a nuvem oferece para seus usuários são:
- IaaS (Infrastructure as a Service): a empresa utiliza os recursos de infraestrutura disponíveis na nuvem;
- PaaS (Platform as a Service): é o serviço de hospedagem e implementação de hardware e software para promover aplicações no ambiente online;
- SaaS (Software as a Service): a solução é hospedada e roda diretamente no servidor de cloud computing.
- FaaS (Function as a Service): são modelos de execução orientados a eventos que permitem aos desenvolvedores criar, executar e gerenciar pacotes de aplicações como se fossem funções, sem a necessidade de empregar esforços de manutenção da infraestrutura.
- Content as a Service (CaaS): é um modelo orientado para os serviços, em que o fornecedor de serviços entrega o conteúdo a pedido ao consumidor de serviços através de serviços web que são licenciados sob assinatura.
- Hardware as a Service (HaaS): é uma modalidade em que é possível alugar os equipamentos de tecnologia e comunicação ao invés de comprá-los diretamente.