Direito, perguntado por Vinnn3, 1 ano atrás

Estudou-se na disciplina que a análise das experiências permite identificar as formas e os níveis de descentralização. E, conforme Sonia Barrios (1984) são eles: Desconcentração Administrativa, Delegação e Descentralização, Privatização e Auto-gestão e Cogestão. (QUEIROZ, Roosevelt B. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: Intersaberes, 2013)

Considerando o texto acima e de acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica e nas leituras realizadas, assinale a alternativa correta que diz respeito à descentralização:

A ( ) A descentralização contribui para aumentar a qualidade das políticas públicas para os problemas locais.

B ( ) A descentralização não pode contribuir para o aumento da competitividade econômica local;

C ( ) A descentralização político-administrativa tende a prejudicar a governabilidade dos municípios;

D ( ) A descentralização das políticas públicas é um ajuste entre o Estado e os municípios que centraliza os recursos na União e transfere obrigações e competências que antes eram do governo central, prejudicando os municípios mais pobres;

E ( ) A descentralização é consequência do regime confederativo de Estado.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
9

Olá!

No caso em questão podemos afirmar que a sequencia correta é V, F, F, F, V.

A descentralização política diz respeito ao sistema federativo que temos em que os municípios, os estado e a união arrecadam através dos tributos e posteriormente esses recursos são distribuídos conforme a necessidade dos entes.

Podemos compreender como uma forma organizada da administração pública coordenar as ações que ocorrem em todo país, tendo e vista a atribuição e competência de cada ente. A administração assim descentralizada torna-se muito mias fácil de ser governada.

Espero ter ajudado!

Respondido por mateusfilhos
9

Resposta:  LETRA "A"    A descentralização contribui para aumentar a qualidade das políticas públicas para os problemas locais.

Explicação:   QUEIROZ, Roosevelt Brasil. Formação e Gestão de Políticas Públicas. Curitiba: InterSaberes, 2013, p. 91.

Perguntas interessantes