Filosofia, perguntado por MatheusOliver17, 8 meses atrás

Esse termo foi cunhado pelos filósofos alemães
Theodor Adorno e Max Horkheimer, na década de 1940,
para designar a arte na sociedade capitalista industrial.
Trata-se da:
A)indústria cultural
B) indústria do cinema
C) indústria de massa
D)cultura de massa

Soluções para a tarefa

Respondido por RNAY50MENOS35
28

Resposta:

A) Indústria Cultural

Respondido por deideclaudinooficial
17

O termo cultura de massa foi cunhado pelos filósofos e sociólogos da Escola de Frankfurt (considerados pensadores da teoria crítica): Theodor Adorno e Max Horkheimer. A ideia de cultura de massa perfaz uma noção de que existe um tipo de produção cultural industrial para satisfazer as necessidades de uma indústria capitalista, que vende os seus produtos culturais como se fossem algo que se compra em um supermercado.

Nesse sentido, a indústria cultural apropria-se da arte e faz dela um subproduto produzido em massa para render lucros a uma indústria, que pode ser cinematográfica, televisiva, musical ou das artes plásticas.

A cultura de massa é um objeto da indústria cultural. O conceito de cultura de massa diz respeito a uma cultura que não é autêntica. Segundo Walter Benjamin, filósofo e teórico literário alemão do século XX, a cultura tornou-se um elemento de mercado. Para Benjamin, o cinema e a fotografia representaram o ápice do desenvolvimento tecnológico que levou à cultura de massa.

O termo Indústria Cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), apresentado no capítulo "A indústria cultural: iluminação como engano em massa", do livro Dialética do Esclarecimento (1944), em que propuseram que a cultura popular é semelhante a uma fábrica que produz bens culturais padronizados - filmes, programas de rádio , revistas etc. - usados para manipular a passiva sociedade de as dóceis, por mais difíceis que sejam suas circunstâncias econômicas.

Perguntas interessantes