Geografia, perguntado por Emanuelpensador5280, 5 meses atrás

ESCREVA UM TEXTO SOBRE O AFEGANISTÃO SEGUINDO O ROTEIRO : LOCALIZAÇÃO, ATENTADOS, TALIBÃ, INTERVENÇÃO NORTE AMERICANA E DE OUTROS PAÍSES , VENCEDORES E PERDEDORES( SERA QUE EXISTE DIANTE DE INÚMERAS MORTES?), RETIRADA DAS TROPAS DA OTAN, RETORNO DO TALIBÃ. TENTE CONCLUIR AO RESPONDER A QUEM INTERESSA O MUNDO ARABE ( LOCALIZAÇÃO DOS PAÍSES COMAS MAIORES PRODUÇÃO DE PETRÓLEO) ONDE O AFEGANISTÃO SE LOCALIZA EM GUERRA?.

Soluções para a tarefa

Respondido por juliasalome
0

Resposta:

No contexto da Guerra Fria, ao final da década de 1970, o Afeganistão já se encontrava em meio a disputas internacionais de poder. O país sofreu uma ocupação pela então União Soviética, entre 1979 e 1989, que buscava garantir e manter a implementação de um regime comunista alinhado à Moscou.

 

Seguindo a lógica de combater um “inimigo em comum”, os Estados Unidos ofereceram treinamento e equipamentos militares aos Mujahedin, um grupo de combatentes armados que lutavam contra a ocupação soviética. Após uma década de conflito, a União Soviética decidiu retirar suas tropas do Afeganistão em fevereiro de 1989.

Com a retirada dos soviéticos do país, e com a destituição do governo de Mohammad Najibullah em 1992, parte dos Mujahedin que haviam sido apoiados pelos Estados Unidos se organizaram. Como veremos mais adiante, o grupo se radicalizou, baseando-se em uma interpretação fundamentalista do Alcorão, e formou o que hoje conhecemos como o Talibã. Desta forma, a disputa internacional entre as duas superpotências da Guerra Fria – Estados Unidos e União Soviética – deixaram consequências indesejadas para os afegãos Quando as tropas soviéticas deixaram o Afeganistão nos anos 1990, o país foi tomado por uma série de conflitos entre facções que brigavam pelo controle da nação. Neste contexto de guerra civil, surge em 1994 o Talibã, sob a liderança do Mullah Mohammed Omar.

O grupo, criado no sul do Afeganistão, tem origem nas tribos que ocupavam a fronteira do país com o Paquistão. É formado principalmente pelos pashtun, um povo que lutou contra o imperialismo britânico, a invasão soviética e hoje se dedica a combater a intervenção do ocidente na região.

Em 1997, pouco tempo após o seu surgimento, o Talibã conquista o controle do Afeganistão, sendo muito bem recebido por significativa parte da população. Isto porque, após um longo período de guerras, o grupo estabeleceu a paz no território, combateu a corrupção e tornou as estradas mais seguras para o desenvolvimento do comércio. Apesar desse apoio interno, o Talibã só teve o seu governo reconhecido por três países: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Paquistão.

Após os ataques em 11 de setembro de 2001, o Afeganistão foi invadido pelas tropas estadunidenses. As alegações de que o Talibã protegia Osama Bin Laden – responsável pelo ataque – motivaram uma coalizão liderada pelos Estados Unidos a destituir o Talibã do poder. Mas isso não impediu o grupo de continuar exercendo influência, na época controlando quase 90% do Afeganistão. Os Talibãs continuaram sua luta, agora na clandestinidade Afeganistão marcado pela guerra civil e pelas interferências estrangeiras. Mas não era só isso! O grupo também pretendia impor sua versão da Sharia, a lei islâmica. Com o tempo, suas motivações os levaram a cometer ações bastante rígidas, como execuções públicas, proibição de toda a influência ocidental, proibição do cinema, da música e da televisão, obrigatoriedade do uso da burca pelas mulheres e proibição de escolas para as meninas

desde a ocupação do Afeganistão a partir de 2001, as ações do Talibã passaram a ser pautadas na recuperação do território e em expulsar os Estados Unidos e a OTAN do país. O grupo, portanto, não deixou de estar em atividade O Talibã não foi completamente derrotado pelas tropas dos Estados Unidos em 2001. Na verdade, o grupo reorganizou sua estratégia e atuação. Suas zonas de influência foram mantidas nas áreas de difícil acesso do país, incluindo a região da fronteira com o Paquistão, assim como o grupo também realocou alguns de seus membros para fora do país a organização, neste período, promoveu tentativas de avanços sobre alguns territórios por meio de táticas de guerrilha. Além disso, o grupo realizou e assumiu alguns ataques terroristas que ocorreram entre essas duas décadas de ocupação no Afeganistão.

Perguntas interessantes