Escreva sobre as motivações dos movimentos separatistas da Irlanda (Eire e Ulster), da Espanha (Catalunha, Países Bascos e Galícia), Ex-Iuguslávia e a fragmentação da Tchecolosváquia.
URGENTE !!
Soluções para a tarefa
Olá,
A região conhecida como Irlanda do Norte (ou Eire) sempre possuiu o desejo de ver-se independente, por isso grupos guerrilheiros surgiram. E ainda mais, a região de Ulster (fica dentro da Irlanda do Norte), mesmo após a independência da Irlanda do Norte, queria ser independente também; o que gerou uma série de conflito ao longo da história, mesmo após a independência da Irlanda, em 1921.
Os movimentos de independência na Espanha seguem a mesma motivação: na Catalunha, por exemplo, há uma diferença cultural em relação ao resto do país; eles possuem idioma próprio e suas particularidades como povo, o que faz com que queiram a independência. O mesmo ocorre nos Países Bascos e Galícia.
A Ex-Iugoslávia partia a mesma ideia; era um país unido por um regime socialista que possuía fragmentações de idioma, religião e mesmo nacionalismo, pois diferenças históricas tornavam a união inviável. A desfragmentação deu origem a vários novos países, tal como a Croácia, a Bósnia e outros.
O mesmo ocorreu na Checoslováquia, resultando na emancipação política da Eslováquia e da criação da República Tcheca.
Espero ter ajudado!