História, perguntado por anzinha084, 7 meses atrás

me ajudem nessa pfv pfv pfv e para eu entregar hoje urgente :(

1) O que é o renascimento no sentido medieval? O que estava renascendo?


2) Quais tipos de produção econômicas povos africanos e asiáticos já possuíam antes da chegada dos colonizadores europeus?


3) O que era o Eurocentrismo? Explique.


4) O que era o estilo artístico barroco, e por que ele foi bastante utilizado no Brasil Colônia?



5) O escravo negro liberto, após deixar de ser escravo, passou a adotar hábitos do europeu. Por que isso acontecia?

Soluções para a tarefa

Respondido por josimardddacosta335
1

O que é o renascimento no sentido medieval? O que estava renascendo?

O Renascimento cultural ou renascença foi um movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa. Foi após a Idade Média e significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.

______//_/_/_/_/////

Quais tipos de produção econômicas povos africanos e asiáticos já possuíam antes da chegada dos colonizadores europeus?

Desde 2003, uma lei tornou obrigatório o ensino de história da África e cultura afrobrasileira nas escolas do país. O continente não é importante só para o Brasil: ele é o berço da humanidade, pois são de lá as primeiras descobertas arqueológicas sobre os seres humanos.

______/_/_/__

O que era o Eurocentrismo?

O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem. Resumidamente, trata-se da ideia de que a Europa é o centro da cultura do mundo.

_____/_/_/_/_/____

O que era o estilo artístico barroco, e por que ele foi bastante utilizado no Brasil Colônia

O Barroco no Brasil surgiu durante os primeiros anos de colonização dos portugueses. Introduzido pelos jesuítas, o objetivo principal do movimento artístico no território conquistado era catequizar os índios por meio das artes. ... Assim, o estilo artístico teve que se adaptar as características da colônia.

______/_/_/_/_/_/_/____

O escravo negro liberto, após deixar de ser escravo, passou a adotar hábitos do europeu. Por que isso acontecia?

O trabalho assalariado se tornara dominante e o abolicionismo, a princípio um movimento social amparado apenas nas camadas médias urbanas e que fora ganhando para si a adesão das classes proprietárias dos Estados não-cafeeiros, na medida em que o café passara a drenar para si escravos de outras regiões, recebera, agora, o respaldo do núcleo dominante da economia cafeeira. Abolicionismo e Imigrantismo tornaram-se uma só e mesma coisa”.

CARA E OBSOLETA Esta condição – da escravidão ser uma relação de trabalho obsoleta – acentuou a necessidade de sua superação, tanto no plano econômico quanto no social e político.

A Abolição não era apenas uma demanda por maior justiça social, mas uma necessidade premente da inserção do Brasil na economia mundial, que já abandonara em favor do trabalho assalariado, mais barato e eficiente.

Um artigo publicado no semanário abolicionista Revista Illustrada, em 30 de abril de 1887, argumenta que a economia brasileira àquela altura já não dependia majoritariamente do trabalho servil:

“Pelos dados do Ministério da Agricultura, calcula-se que a cifra dos escravizados não chegue a 500 mil. Tirem-se as mulheres (50%), tirem-se os escravos das cidades, que nada produzem, e ver-se-á que o que fica para auxiliar a produção nacional é uma cifra tão irrisória, que podemos, com orgulho, afirmar, que a produção do nosso país já é devida aos livres”.

Os números não são exatamente iguais aos do Relatório do Ministério da Agricultura, já mencionado. Mas o comentário é digno de nota.

MELHOR RESPOSTA POR FAVOR

Anexos:

josimardddacosta335: elas estão respondidas por ordem da foto
josimardddacosta335: da pergunta
anzinha084: ok obrigada realmente melhor resposta
josimardddacosta335: obrigado
anzinha084: dnd
Perguntas interessantes