Escravidão no Brasil dominação e resistência
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escravidão esteve presente no Brasil durante mais de 300 anos e nosso país foi construído pela exploração desses trabalhadores, seja indígenas, seja africanos. A história da escravidão no Brasil é marcada pela crueldade e pela violência como os escravos foram tratados. A falta de liberdade em si, aliada com a violência, motivavam a resistência deles.
Os africanos foram retirados de sua terra nativa (muitas vezes emboscados por traficantes) e enviados para milhares de quilômetros de distância para uma terra desconhecida, com idioma, cultura e religião totalmente diferentes e foram forçados a abandonar a sua cultura e abraçar a de seus captores. Os africanos foram trazidos ao Brasil por meio do tráfico ultramarino, se quiser saber mais sobre esse assunto recomendamos o seguinte texto: Tráfico Negreiro.
Os escravos africanos (grupo em que se baseia este texto) foram utilizados em diferentes tipos de trabalho ao longo da história colonial e imperial do Brasil. Utilizou-se escravos em trabalhos domésticos, urbanos, mas, principalmente, na lavoura para o cultivo da cana-de-açúcar e nas minas nas regiões mineradoras.
A escravização dos africanos não aconteceu de maneira passiva, pois africanos e crioulos (nascidos no Brasil) resistiram, e muito, contra a escravidão. O objetivo deste texto é narrar algumas das histórias de resistência dos escravos africanos ao longo dos séculos XVI ao XIX.
Explicação: