Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora “motor das transformações”, ora fator que “deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução.
Em relação às consequências do conflito para a sociedade, é CORRETO AFIRMAR:
a.
Para Karl Marx, o regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo a sorte da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade, que a reorganizará com critérios científicos.
b.
Para Karl Marx, a supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.
c.
O marxismo exclui a possibilidade de haver um paralelismo entre o desenvolvimento das forças produtivas, a transformação das relações de produção, a intensificação da luta de classes e dos conflitos que marcam a marcha para a revolução.
d.
Durkheim diz que os conflitos entre trabalhadores e empresários demonstram a falta de organização ou a anomia parcial da sociedade moderna, que deve ser corrigida com uma revolução do proletariado, que restaure o consenso social.
e.
Durkheim acredita que a forma como os indivíduos se organizam socialmente para produzir determina a sua visão de mundo; ou seja, ele acredita que não é a consciência dos homens que determina a realidade, mas, o contrário, é a realidade social e, principalmente, seus conflitos que determina a consciência coletiva.
Soluções para a tarefa
Resposta:Letra B
Explicação:
Para Marx o estado só existe para a conciliação ou manutenção das desigualdades de classe, em uma sociedade em que há a supressão das contradições de classe o estado não existirá. A C está errada pois para Marx a evolução social ocorre por meio da luta de classes, então esses foi fenômenos são paralelos e interdependentes
A alternativa B está correta.
Marx entende o Estado como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Para embasar suas reflexões ele organizou o Estado a partir de duas camadas, a burguesia, que detém a maior parte do capital, e, o proletariado, que trabalha em prol de uma renda, geralmente estando fadado a compôr a parte segregada da sociedade, o que dá vida a luta de classes, tendo o capitalismo como um vilão nesse aspecto.