Erro de português quando o português chegou debaixo de uma bruta chuva vestiu o índio que pena! fosse uma manhã de sol o índio tinha despido o português (oswald de andrade) assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
O texto descreve poeticamente (a) um modo inesperado de entender a colonização portuguesa.
Poesia
A poesia é um tipo de obra literária cujo estilo de linguagem é amplamente determinado pelo ritmo, rima e arranjo de linhas e estrofes. A poesia é escrita com uma linguagem cuidadosa e com a escolha certa das palavras, aumentando assim a consciência das pessoas sobre a experiência e proporcionando respostas especiais através do arranjo de sons, ritmos e significados especiais.
A poesia contém todos os elementos da literatura em sua escrita. O desenvolvimento e as mudanças na forma e no conteúdo da poesia sempre acompanham o desenvolvimento dos gostos, as mudanças nos conceitos estéticos e o progresso intelectual humano.
A poesia de Oswald não mostra nenhum compromisso com o metro, nem se relaciona com a abordagem clássica do tema. Por meio de uma linguagem comum, impregnada de ironia e sarcasmo, ele faz profundas reflexões sobre as origens do nosso processo colonial e suas implicações para as questões culturais brasileiras.
Sua pergunta parece incompleta,
Erro de português (de Oswald de Andrade)
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.
mas acredito que o complemento seja:
Erro de português Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português. ANDRADE. O. de. Poesias reunidos. Rio de Janeiro: Civilização Brosiisira. 1973. O texto retrata poeticamente, e com bom humor, o primeiro contato do português colonizador com o índio nativo na terra que se tornaria o Brasil. É esse um tema recorrente em nossa literatura, mas, nesse exemplo específico, há O
a) um modo inesperado de entender a colonização portuguesa. O
b) uma descrição tendenciosa da realidade dos colonizadores. O
c) um julgamento de valor acerca dos costumes indígenas. O
d) uma crítica à passividade do nativo perante o colonizador. O
e) um elogio ao encontro do colonizador português com o índio.
Para saber mais sobre Poesia, acesse:brainly.com.br/tarefa/354667
#SPJ4