Era um dos meus primeiros dias na sala de música. A fim de descobrirmos o que deveríamos estar fazendo ali, propus à classe um problema. Inocentemente perguntei: — O que é música?
Passamos dois dias inteiros tateando em busca de uma definição. Descobrimos que tínhamos de rejeitar todas as definições costumeiras porque elas não eram suficiente mente abrangentes.
O simples fato é que, à medida que a crescente margem a que chamamos de vanguarda continua suas explorações pelas fronteiras do som, qualquer definição se torna difícil. Quando John Cage abre a porta da sala de concerto e encoraja os ruídos da rua a atravessar suas composições, ele ventila a arte da música com conceitos novos e aparentemente sem forma.
(SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991 (adaptado)).
A frase “Quando John Cage abre a porta da sala de concerto e encoraja os ruídos da rua a atravessar suas composições”, na proposta de Schafer de formular uma nova conceituação de música, representa a
a) acessibilidade à sala de concerto como metáfora, num momento em que a arte deixou de ser elitizada.
b) abertura da sala de concerto, que permitiu que a música fosse ouvida do lado de fora do teatro.
c) postura inversa à música moderna, que desejava se enquadrar em uma concepção conformista.
d) intenção do compositor de que os sons extramusicais sejam parte integrante da música.
e) necessidade do artista contemporâneo de atrair maior público para o teatro.
Soluções para a tarefa
Schafer visava expandir o conceito de música tradicional, que possuía um caráter mais padronizado e conservador. Seu ponto de vista tinha como objetivo trazer instrumentos novos e tons, lado a lado com notas que acompanhassem a modernidade, articulando assim a compreensão de música e comportamento. Letra D.
Como entendemos a música erudita?
A música erudita é uma nomenclatura para a música clássica. Ela faz parte da projeção musical que é certificada pela academia, ou seja, ela é diferente da música popular por possuir um "tom de seriedade", sendo o porto da música apresentada pela indústria fonográfica.
Por fim, Schafer visou trazer um novo caráter para essa perspectiva musical.
Mais sobre música:
https://brainly.com.br/tarefa/49320476
#SPJ3
Na proposta de Schafer de formular uma nova conceituação de música, representa a intenção do compositor de que os sons extramusicais sejam parte integrante da música. O que é mostrado na alternativa D.
Conceituação da música
O somo representado pela música nesse contexto, necessita de uma meio para se propagar, que no geral esse meio de propagação é o ar.
Nesse âmbito, o eu-lírico ao abrir a porta confunde o som emitido pela música com outra música que está sendo reproduzida dentro da sala, o que gera a ideia de que os sons extramusicais sejam parte integrante da música.
Saiba mais sobre música em:
https://brainly.com.br/tarefa/3985434
Bons estudos!
#SPJ3