eoria do medalhão
— Não te falei ainda dos benefícios da publicidade. A publicidade é uma dona loureira e senhoril, que tu deves requestar à força de pequenos mimos, confeitos, almofadinhas, cousas miúdas, que antes exprimem a constância do afeto do que o atrevimento e a ambição [...] longe de inventar um tratado científico da criação dos carneiros, compra um carneiro e dá-o aos amigos sob a forma de um jantar, cuja notícia não pode ser indiferente aos seus concidadãos. [...]
— Meia noite? Entras nos teus vinte e dois anos, meu peralta; estás definitivamente maior. Vamos dormir, que é tarde. Rumina bem o que te disse, meu filho.
No fragmento do conto de Machado de Assis, o autor utiliza os conselhos de um personagem ao filho para criticar
a) a falta de maiores ambições na vida das pessoas.
b) o modo como os pais controlam a vida dos filhos.
c) o fato de os pais não explorarem o potencial dos filhos.
d) a ausência de afetividade nas relações entre pais e filhos.
e) a busca de status através da promoção da própria imagem.
Soluções para a tarefa
Teoria do Medalhão de Machado de Assis
Resposta E.
A BUSCA DE STATUS ATRAVÉS DA PROMOÇÃO DA PRÓPRIA IMAGEM.
Para o pai, a propaganda pessoal e a aparência valem mais do que a essência.
O conto de Machado de Assis critica a busca de status através da promoção da própria imagem.
"Teoria do medalhão" é um dos contos mais consagrados de Machado de Assis. Ele se trata de um diálogo entre pai e filho. Quando o filho está prestes a fazer 22 anos, o pai diz que vai lhe revelar os segredos para o sucesso na vida.
Recheado de sarcasmo, o conto critica a busca de status e a supressão do eu verdadeiro. A teoria do pai fala que o filho precisa reprimir todos os gostos pessoais para se posicionar socialmente em um lugar de privilégio. Esse lugar é alcançado através da mediocridade, aceitada socialmente. Dessa forma, Machado critica também a sociedade brasileira da época.
Mais sobre o assunto: https://brainly.com.br/tarefa/24638996