História, perguntado por ludmilazarates, 1 ano atrás

Enumere os principais argumentos usados pelos historiadores para explicar a implantação da escravidão africana na América portuguesa. Aponte também os possíveis motivos pelos quais a escravidão africana era preferida à escravidão indígena.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
286
1. O índio não estava adaptado ao trabalho na lavoura. 2. O contato intenso com os colonizadores levou à transmissão de várias doenças européias epidérmicas(varíola, gripes etc.) os índios não tinham resistência imunológica contra essas doenças. 3. Muitos negros provinham de culturas familiarizadas com a metalurgia e a criação de gado. 4. Vários setores da Igreja e da Coroa se opuseram à escravidão dos indígenas, mas não combateram a escravidão dos africanos. 5. A resistência à submissão da parte dos índios e as consequentes fugas tornaram a escravidão indígena menos lucrativa. A escravidão dos africanos foi principalmente motivada pelos lucros gerados pelo tráfico negreiro.
Respondido por heloisagoncalves745
2

A falta de disposição do indígena e a força e resistência física dos africanos são os principais argumentos usados pelos historiadores para explicar a implantação da escravidão africana na América portuguesa.

Esses argumentos explicam também a preferência pelos escravos africanos ao invés dos indígenas, já que os indígenas não gerariam produção suficiente para a obtenção de lucro por parte dos colonizadores, então, a mão-de-obra nativa foi explorada em menor grau.

Escravidão indígena e africana na América portuguesa

Apesar das tentativas portuguesas para que a escravização indígena funcionasse, muitos foram os motivos que os fizeram preferir os africanos, apesar da distância e das longas viagens intercontinentais que deveriam ser feitas.

Os indígenas viviam uma vida não compatível com o sistema capitalista, pois eram adeptos da cooperação e do trabalho suficiente para o suprimento das necessidades mais básicas, além disso, se mostravam frágeis para as longas e pesadas jornadas de trabalho impostas, podendo morrer facilmente devido à fadiga e às lesões.

Por fim, os europeus perceberam que era mais lucrativo investir em outras etnias, a africana passava, assim, a ser a melhor opção.

Aprenda mais sobre a escravidão na América portuguesa: brainly.com.br/tarefa/85401

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes