Português, perguntado por Robertadsg5089, 10 meses atrás

Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação.a) Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio.Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o examenão é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens emfazer teste de DNA.b) Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA,para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que todaessa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção depaternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.c) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua exnamorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai dacriança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazerteste de DNA.d) Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, poisentrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.e) Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Osdois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos umexame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção depaternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por bryanavs
36

A alternativa correta é a letra c) Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua ex-namorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

Vamos aos dados/resoluções:  

É sabido que a incoerência apresenta pela letra a), acontece na utilização da conjunção "pois" que é conclusiva e não se aplica à afirmação: “Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA".

A incoerência apresentada na letra b) acontece no fato de ser utilizada a palavra presunção (opinião geralmente infundada ou exagerada de si mesmo, pretensioso, no caso).  

O erro de interpretação da letra d), se desenvolve porque o texto afirma que o próprio pai presume que o filho seja seu e por isso, quer fazer o teste de DNA para confirmar e é a mãe que recusa, logo o caso não se aplica na lei.

E a letra e) não pode ser correta porque nesse caso, os dois pais são suspeitos e nenhum dos dois se recusou a fazer o teste de DNA, portanto, o juiz não poderia fazer tal afirmação.

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas interessantes