Entre os séculos XIV e XVIII, a Europa Ocidental viveu o período conhecido como transição do Feudalismo para o Capitalismo. A respeito desse contexto, é correto afirmar:
a) A chamada “crise do século XIV” foi uma série de eventos catastróficos que provocaram um recuo ao Feudalismo, inibindo o avanço do Capitalismo.
b) O fim do Feudalismo foi um evento social e econômico que resultou na formação de uma sociedade de mercado hegemônica em toda a Europa durante o século XV.
c) As grandes navegações do século XVI representaram um avanço do Feudalismo, que se implantou nas zonas latifundiárias da América, representando um recuo da economia de mercado.
d) A ascensão do sistema capitalista representou a passagem de uma economia natural para uma economia de mercado fundamentada numa sociedade de classes.
e) O crescimento populacional do século XIV representou uma pressão ao sistema feudal, o que provocou uma monetarização da economia agrária e o recuo do comércio em nível mundial.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) O crescimento populacional do século XIV representou uma pressão ao sistema feudal, o que provocou uma monetarização da economia agrária e o recuo do comércio em nível mundial.
Explicação:
O declínio do feudalismo e a origem do capitalismo foram, em grande parte, dois fenômenos históricos independentes, apesar de se desenrolarem simultaneamente. Foi do campo que nasceram as bases materiais para a indústria, sobretudo no caso inglês, e, ao mesmo tempo, a experiência do comércio nas cidades criou a sofisticada relação de troca monetária, que foi a base do crédito e do sistema financeiro que se desenvolveu a posteriori.
A Revolução Inglesa do século XVII foi decisiva para o fomento das condições de aparecimento da industrialização. Com a indústria, o sistema capitalista passou a ser imperativo e complexo, gerando a divisão acentuada do trabalho nas cidades e o aumento do grande fluxo da massa de operários.
Resposta:
Resposta correta letra E