Entre os parâmetros para inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória há alguns critérios. Assinale a alternativa em que a descrição está CORRETA: a. Vulnerabilidade – representa as características que conferem relevância à doença ou agravo, tais como severidade – medida pela letalidade, hospitalidade –, relevância social – medo e indignação – e relevância econômica – perda de vida, custos previdenciários. b. Transcendência – representa o quanto a doença é disseminada, seja por meio de vetores ou demais fontes de infecção, colocando sob risco a saúde coletiva. c. Ocorrência de epidemias, surtos e agravos inusitados à saúde – relativo ao cumprimento de metas continentais ou mundiais, especificadas no Regulamento Sanitário Internacional (RSI). d. Potencial de disseminação – representa o quanto há de disponibilidade na prevenção e controle da doença, propiciando a atuação efetiva dos serviços de s
Soluções para a tarefa
Resposta:
Magnitude – dependente diretamente da incidência, prevalência, mortalidade, anos potenciais de vida perdidos
Explicação:
Todos os parâmetros estão citados apropriadamente, porém, a correspondência correta acontece apenas na alternativa indicada como tal.
A magnitude é o elemento que leva uma doença a ser considerada como uma patologia de notificação obrigatória. Quanto maior for a magnitude em relação a incidência, prevalência, mortalidade e anos potenciais de vida perdidos, mais uma doença é considerada gravosa (MAGNITUDE).
A notificação de doenças
É uma forma de povoar os sistemas de informações do SUS e subsidiar a tomada de decisão dos gestores em saúde e também dos políticos.
Com essas informações as ações em saúde podem ser planejadas de forma adequada, direcionando esforços.
Complemento:
- Magnitude – dependente diretamente da incidência, prevalência, mortalidade, anos potenciais de vida perdidos.
Mais sobre a epidemiologia
https://brainly.com.br/tarefa/38981235
#SPJ5