"Entender como o tecido se comporta durante a realização de exercícios e, principalmente, como ele se adapta a esses estímulos permite ao profissional de Educação Física escolher as melhores opções de atividades para que o objetivo de adaptação possa ser conseguido de forma mais breve e segura". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. A quantidade e o tipo recomendados de exercícios para o desenvolvimento e a manutenção da aptidão cardiorrespiratória e muscular em adultos saudáveis. Revista Brasileira de Medicina do Esporte [online]. vol.4, n.3, p.96-106, 1998. De acordo com a citação e o livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre o tecido muscular esquelético, leia as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas: I. O tecido muscular estriado esquelético possui movimento involuntário e é o tecido menos abundante de nosso corpo. II. O tecido muscular esquelético possibilita realizarmos movimentos e é importante em muitos outros aspectos para a manutenção da vida.
Soluções para a tarefa
O julgamento correto é: F e V;
A musculatura esquelética possui movimentos voluntários, porém, alguns outros movimentos são reflexos que são involuntários, eles ocorrem na medula sem chegar ao cérebro, é uma forma de reagir a riscos, como o calor, uma descarga elétrica ou o frio excessivo.
A musculatura lisa possui movimentos involuntários, como a musculatura dos intestinos e do estomago, permitindo a existência do peristaltismo.
Ambas as musculaturas são extremamente importantes para a vida, caso haja qualquer dano a capacidade de movimento dos músculos os danos serão severos.
Espero ter ajudado!
Resposta:
D
Explicação:
Comentário: As afirmativas II e III são verdadeiras, pois o tecido muscular estriado esquelético “permite que possamos realizar movimentos, além de ser importante em inúmeros outros aspectos para a manutenção da vida. Esse tecido possui uma enorme plasticidade, ou seja, uma grande capacidade de adaptação. Essa adaptação é consequência das tarefas impostas ao organismo, como, por exemplo, a prática sistematizada de atividades físicas” (livro-base, p. 53). Já as afirmativas I e IV são falsas, pois o tecido muscular estriado esquelético possui movimento voluntário e, sem dúvida, “é o tecido mais abundante dentro de nosso corpo” (livro base, p. 53), a afirmativa IV corresponde a formação do tecido ósseo.