História, perguntado por kauabueno157, 10 meses atrás

ENSINO RELIGIOSO:
LEIA O TEXTO E RESPONDA! SUA OPINIÃO!

A MORTE NA HISTÓRIA HUMANA
O sociólogo e filósofo contemporâneo Edgar Morin fez um impor- tante estudo sobre as diferentes concepções a respeito da morte no decorrer da história. Aqui transcrevemos uma conclusão sua: ...) o dado primeiro, fundamental e universal da morte humana é a sepultura. Os mortos musterianos são enterrados; amontoam-se pedras sobre os seus despojos, cobrindo particularmente o rosto e a cabeça. Mais tarde, parece que o morto é acompanhado pelas suas armas, ossadas, alimentos. O esqueleto é besuntado com uma substância cor de sangue. As pe- dras funerárias estão lá para proteger o morto dos animais ou para impedir de reaparecer entre os vivos. O cadáver humano já suscita emoções que se so- cializam em práticas fúnebres e a con- do cadáver implica um pro- longamento da vida. O não aban- dono dos mortos implica a sua serva Edgar Morin sobrevivência.
Não existe praticamente qual- quer grupo arcaico, por muito "primitivo" que seja, que aban- done os seus mortos ou que os abandone sem ritos. (...) (...) por todo o lado, os mortos foram ou são alvo de práticas que correspondem, todas elas, a cren- ças respeitantes à sua sobrevivên- cia (sob forma de espectro, som- bra, fantasma, etc.) ou ao seu renascimento. Frazer, a quem devemos o mais monumental catálogo das crenças respeitantes aos mortos, conclui uma das suas obras com estas palavras: "E impossível não ficar impressionado pela força, talvez devêssemos dizer pela universalidade, da crença na imortalidade.

PERGUNTA RESPOSTA PESSOAL:
Como você interpreta a idéia de que o cuidado com a sepultura e a crença na sobrevivência da alma sempre estiveram ligados ao longo da história humana?​​

Soluções para a tarefa

Respondido por isasatangirl13
21

Explicação:

A idéia e o cuidado vêm da necessidade de crêr em algo como resposta, o ser humano sempre foi curioso ao mundo a sua volta, e assim surgem as perguntas sobre tudo, imagine o que as primeiras pessoas que pensavam ao ver um raio caindo do céu e queimando uma árvore, sem repostas exatas, acreditaram que deveria se tratar de um ser superior a eles, a ideia de cuidar de seus entes que já se foram vêm também da necessidade de crer em algo, pois, não há certeza do que acontece após a morte, é aí que entra as religiões com cada uma pregando suas doutrinas e os pensamentos teocentristas.

~ Espero ter ajudado ^^

Perguntas interessantes