"Ensinar língua oral deve significar para a escola possibilitar acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, que exijam controle mais consciente e voluntário da enunciação, tendo em vista a importância que o domínio da palavra pública tem no exercício da cidadania. Ensinar língua oral não significa trabalhar a capacidade de falar em geral. Significa desenvolver o domínio dos gêneros que apóiam a aprendizagem escolar de Língua Portuguesa e de outras áreas e, também, os gêneros da vida pública no sentido mais amplo do termo." (BRASIL, 1998) De acordo com os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), são considerados gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral, entre outros:
Soluções para a tarefa
Resposta:
b. Canções, relatos e piadas.
Explicação:
De acordo com os Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), são considerados gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral, entre outros:
Escolha uma:
a. Receitas, cartas e bulas.
b. Canções, relatos e piadas.
c. Cartazes, notícias e piadas.
d. Calendários, convites e textos de jornais.
Incorreto
e. Contos de Fadas, manuais e calendários.
Resposta:
V – F – F – V.
Corrigido pelo DNM.
Explicação:
A questão versa a respeito de dois importantes gêneros orais presentes na vida acadêmica dos estudantes, o seminário e o debate, e por isso é tão importante saber a importância de cada um. Enquanto o seminário permite ao aluno desenvolver suas habilidades de expressão oral, o debate permite o aperfeiçoamento da argumentação. Já os softwares de apresentação, como PowerPoint e Prezi, são ferramentas importantes para o apresentador, mas não o substituem. Além disso, o handout apresenta as principais informações de uma apresentação, e normalmente é entregue à turma, na ocasião de um seminário acadêmico, em sala de aula.