ENEM, perguntado por safisjoelho3an, 1 ano atrás

(ENEM) TREM DA CENTRAL Empurra pra entrar dez mil nesse trem da Central do Brasil Eu já vou na porta pra saltar em Bangu sei que vou ser chutado e pisado pra chuchu No outro dia não saltei onde moro me chutaram do trem na estação de Deodoro (...)(César Cruz / Silvinha Drumond - 1959)AVENIDA BRASIL, TUDO PASSA, QUEM NÃO VIU? De lá pra cá, daqui pra lá eu vou (ah, como vou) Com meu amor vou viajando nessa Avenida pela faixa seletiva no sufoco dessa vida tudo passa, quem não viu? Uma confusão de coisas assim é a Avenida Brasil Linha Vermelha vem cortando a Maré (...) Do importado à carroça o contraste social Nesse rio de asfalto o dinheiro fala alto É a filosofia nacional (...)(Jefinho / Dico da Viola / Jorge Gannen - 1994)Tanto a marcha do carnaval de 1959 quanto o samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1994 fazem referência às condições da circulação urbana na cidade do Rio de Janeiro. Uma característica associada aos meios de transporte, preservada durante o tempo decorrido entre os dois momentos retratados e sua consequência urbana são:a) estatização do sistema de transporte - intensificação da ocupação da periferia. b) longa duração dos movimentos pendulares - aceleração do processo de favelização. c) prioridade para o transporte de massa - incentivo ao processo de segregação urbana. d) custo elevado de tarifas - concentração espacial de comércio e serviços na Área Central.

Soluções para a tarefa

Respondido por WIP
7
Dois conceitos sociais são de entendimento necessário para responder esta questão. Nos dois textos, trata-se do cotidiano típico das massas trabalhadoras das baixas camadas econômicas: os movimentos pendulares - a rotina de ida e volta (daí o "pendular") ao local de trabalho, geralmente feita através do uso de trem/ônibus pelo trabalhador comum, apresentando contraste social típico.

O último conceito a entender é a favelização, ou seja, proliferação das favelas, geralmente decorrente de êxodos rurais para áreas melhor movimentadas em termos trabalhistas, o que também resulta em trens (1º texto) e avenidas (2º texto) mais movimentadas.

O raciocínio acima é melhor representado pela correta alternativa b).
Perguntas interessantes