Química, perguntado por Vivifeeh4887, 1 ano atrás

(Enem PPL 2014) Água dura é aquela que contém concentrações relativamente altas de íons dissolvidos. Apesar de esses íons não representarem risco para a saúde, eles podem tornar a água imprópria para alguns tipos de consumo doméstico ou industrial. Objetivando reduzir a concentração de íons de uma amostra de água dura ao mínimo possível, um técnico em química testou os seguintes procedimentos no laboratório:



I. Decantação da amostra de água.

II. Filtração da amostra de água.

III. Aquecimento da amostra de água.

IV. Adição do solvente orgânico CCl4 à amostra de água.

V. Adição de CaO e Na2CO3 à amostra de água.

O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é o(a)

a) decantação, pois permite que esses íons se depositem no fundo do recipiente.

b) filtração, pois assim os íons Ca2+ e

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizvicy
22
A resposta certa é a alternativa que inclua o método V.
Respondido por VctMR
23

Por falta de alternativa, a resposta mais viável seria a alternativa E, embora usar CaO não irá contribuir muito para reduzir as concentrações dos íons em questão.

Usando o Na2CO3, por conseguinte, fará os cátions Mg e Ca interagir com o Carbonato (ânion). Aí sim formará um precipitado insolúvel para ser, posteriormente, separado da água.

Não irá ocorrer uma relação com o CCl4, por mais que apenas o cloro pudesse resolver o problema sozinho com uma reação "neutralização", ele não se separa do carbono, que está com valência completa, o carbono não pode perder a estabilidade nesse caso.

Perguntas interessantes