História, perguntado por Allalao, 9 meses atrás

(Enem)

No século XVII, os reis absolutistas assemelharam-se a “paladinos” da moderna justiça emergente, ao desenvolverem instrumentos mais eficazes de punição aos duelistas e ao aplicarem mais ativamente a força coercitiva do aparato governamental contra a justiça privada. […] Sob o absolutismo, os nobres vão bater-se cada vez menos. Não é mera coincidência que então vá florescer a etiqueta: ela é o meio pelo qual os reis vão domesticar a honra, fazendo-a fluir do trono, em vez (de fluir) da iniciativa individual.

LOPES, Marco Antônio. A honra dos nobres. São Paulo: Escala, 2009

Assinale a alternativa que melhor representa o conteúdo expresso no texto:

a) Punindo os nobres duelistas, os reis absolutistas procuravam eliminar o predomínio da justiça individual, valorizando as leis estatais.

b) O aumento do número de duelistas nos Estados absolutistas levou ao enfraquecimento da justiça real, fortalecendo as leis individuais.

c) O fi m dos Estados absolutistas está relacionado com o enfraquecimento da justiça feudal, representada pela intervenção do rei em questões de honra.

d) Com o aumento do número de duelistas nos Estados absolutistas, toda a justiça concentrou-se nas mãos da nobreza, fortalecendo o feudalismo.

e) Punindo os nobres duelistas, os reis absolutistas promoveram uma grande revolta da nobreza ao fim do absolutismo monárquico.

ALGUÉM ME AJUDA

Soluções para a tarefa

Respondido por PapaManellis
20

Resposta:

A - O principal intuito do estado absolutista estava em concentrar o poder na figura do rei e criar uma unidade nacional. Portanto, nesse panorama, a lei estatal deveria ser absoluta e as individuais deveriam ser extintas.

Respondido por ShimizuMizuki
10

Resposta:

Punindo os nobres duelistas, os reis absolutistas procuravam eliminar o predomínio da justiça individual, valorizando as leis estatais.

Explicação:

Perguntas interessantes