Como explicar as temperaturas de ebulição tão diferentes do HF e do NH? O modelo de ligações de hidrogênio que explica o comportamento da H2O em relação á temperatura de ebulição seria útil, também, para explicar as temperaturas de ebulição do HF e do NH3?
Soluções para a tarefa
Olá!
As diferentes temperaturas de ebulição podem ser explicadas pela diferença de eletronegatividade entre o F e o N. O flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica, ou seja, ele possui uma forte tendência a atrair os elétrons para si o que resulta num forte polo negativo.
O hidrogênio é uma molécula pequena e com uma eletronegatividade quase nula, então ele geralmente possui um polo positivo em qualquer molécula que esteja. Sabendo disso podemos chegar a conclusão que um polo negativo mais intenso (como o do flúor) se liga de forma mais intensa ao polo positivo (hidrogênio), fazendo com que as interações intermoleculares sejam mais intensas e mais difíceis de serem quebradas do que entre as moléculas de NH₃. A energia para quebrar as ligações intermoleculares (inter, entre as moléculas) é a energia necessária para que o líquido vá para o estado gasoso (no caso a energia é fornecida pela maior temperatura).Portanto o HF possui maior temperatura de ebulição pelas ligações de hidrogênio.
O modelo das ligações de hidrogênio da água funciona de maneira muito semelhante ao descrito acima pois o oxigênio também é um elemento bastante eletronegativo.
Espero ter ajudado!