ENEM, perguntado por joohmartins69271, 1 ano atrás

(ENEM) No Brasil a legislação normatiza um teor aproximado de 26% de álcool na gasolina, acima disso o combustível e con- siderado adulterado, o que gera perda de arrecadação e possíveis danos ao motor automotivo. Um teste simples para obter o teor de álcool na gasolina consiste em misturar 50 mL da amostra de gasolina e 50 mL de uma fraca solução aquosa de hidróxido de sódio e agita-las em uma proveta com tampa. A mistura é imiscível. Após a agitação, percebe-se que o volume da amostra de gasolina diminui e da solução de hidróxido aumenta, o que possibilita calcular a percen- tagem de álcool existente no hidrocarboneto. Esta diferença de volume, que torna o teste possível, se deve ao fato: a) Da agitação promover a elevação da curva de polaridade, o que leva a uma diferença de volume, possibilitando calcular o teor de álcool, que e composto de moléculas parcialmente polares. b) Das moléculas da base só reagirem com alcoóis, formando sais básicos, que são insolúveis em gasolina. c) Da polaridade da gasolina ser superior ao do álcool, levando as moléculas de álcool a migrar para a solução básica. d) Das moléculas de gasolina serem apolares que as levam a migrar para solução de hidrocarbonetos, enquanto as do álcool são polares e imiscíveis com soluções básicas. e) Da molécula de álcool ser polarizada, o que a leva a migrar para solução básica polar, enquanto as da gasolina são apolares e imiscíveis com substancias polares.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

e) Da molécula de álcool ser polarizada, o que a leva a migrar para solução básica polar, enquanto as da gasolina são apolares e imiscíveis com substancias polares.

O que permite a realização do teste acima deve-se ao fato de que o álcool é uma substância polar, por conta da existência de ligações polares, ao passo que a gasolina é uma substância apolar, por conta de ligações apolares.

A partir disso, torna-se possível identificar duas soluções imiscíveis.

Perguntas interessantes